Masayuki Uemura, um dos nomes mais importantes para a história dos videogames, responsável por criar o NES e o Super Nintendo, faleceu no último dia 6 de dezembro, aos 78 anos.
A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (9) através da Ritsumeikan University, instituição em que Uemura trabalhava como diretor do Centro de Pesquisa de Jogos. A causa da morte não foi divulgada (via Nintendo Life).
Nascido em Tóquio, Uemura ingressou na Nintendo em 1971, começando a trabalhar no Famicom (NES) em 1981, seguindo uma demanda do próprio presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, que queria que ele criasse um dispositivo capaz de rodar jogos arcade em uma TV e que suportasse cartuchos.
Posteriormente, em 1988, Uemura começou a projetar o que seria conhecido como Super Nintendo, o sucessor do Famicom. Ao todo, o Super Nintendo vendeu mais de 49 milhões de unidades ao redor do mundo, enquanto o NES está entre os consoles mais vendidos da história, com aproximadamente 61 milhões de unidades comercializadas.