Mais de mil jogos somem da PS Store de um dia pro outro

A Sony removeu silenciosamente 1.194 jogos do PS4 e PS5 da PlayStation Store, todos publicados pela empresa alemã ThiGamesDE, conhecida por títulos considerados “shovelware”, como Quiz Thiz e The Jumping Burger. Essas produções de baixo orçamento eram populares entre caçadores de troféus por oferecerem Platinum fáceis, e sua exclusão marca uma das maiores remoções de conteúdo da história da loja digital.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

ThiGamesDE é retirada da PlayStation Store sem aviso prévio

PUBLICIDADE

Usuários relataram que os links para os jogos da ThiGamesDE na PS Store passaram a exibir mensagens de erro, confirmando a remoção completa do catálogo. A editora era a quarta com mais jogos disponíveis na plataforma, atrás apenas de eastasiasoft, Ratalaika Games e Webnetic. Ainda não se sabe se quem já comprou os jogos poderá baixá-los novamente, nem se os troféus obtidos continuarão válidos após o desaparecimento dos títulos.

A motivação por trás da decisão ainda não foi esclarecida pela Sony, mas a remoção coincide com a nova política conjunta de segurança anunciada pela empresa em parceria com Microsoft e Nintendo. O objetivo é oferecer um ambiente mais controlado, e isso pode incluir uma curadoria mais rigorosa sobre os tipos de jogos permitidos nas lojas digitais.

Enquanto alguns jogadores apoiam a medida como forma de limpar o excesso de conteúdo irrelevante da plataforma, outros lamentam a perda de jogos usados para turbinar perfis com troféus fáceis. A expectativa é que outras empresas focadas em shovelware também sejam impactadas futuramente, não apenas na PlayStation Store, mas também em plataformas como a Nintendo eShop e a Microsoft Store.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.