Uma nova pesquisa revelou que a maioria dos jogadores dos Estados Unidos compra no máximo dois jogos por ano. O levantamento foi realizado pela Circana, com dados compartilhados pelo analista Mat Piscatella em seu relatório trimestral “Future of Video Games”.
Segundo os dados do terceiro trimestre de 2025, 33% dos jogadores compram menos de um jogo por ano, enquanto 18% adquirem um jogo a cada seis meses e 12% compram apenas um título por ano. Juntos, esses grupos representam 63% dos jogadores norte-americanos, o que reforça a tendência de consumo esporádico de novos lançamentos.
Hyper enthusiast, price-insensitive players are really keeping things going, especially in the non f2p gaming space.According to Circana's Q3 2025 Future of Games, only 4% of US video game players buy a new game more often than once per month, with a third of players not buying any games at all.
— Mat Piscatella (@matpiscatella.bsky.social) 2025-10-02T16:54:18.096Z
Do outro lado da balança, 22% dos jogadores compram um novo jogo a cada três meses, e 10% adquirem um por mês. Apenas 4% do público afirma comprar mais de um jogo por mês, o que evidencia que um pequeno grupo de consumidores impulsiona as vendas de títulos a preço cheio.
Mat Piscatella destaca que esses jogadores mais ativos e “insensíveis ao preço” sustentam o modelo atual de mercado, que inclui edições de luxo, controles premium e preços elevados. A indústria, portanto, tem focado cada vez mais em oferecer conteúdos adicionais e experiências mais caras para esse público engajado.
Mesmo com a baixa frequência de compras, os jogadores continuam investindo na indústria. Outro estudo da Comscore apontou que 82% dos jogadores dos EUA realizaram pelo menos uma compra dentro de jogos nos últimos 12 meses, evidenciando a força dos títulos gratuitos com microtransações.