A Larian Studios confirmou que seu novo RPG, Divinity, não seguirá os mesmos moldes de Baldur’s Gate 3. Após o anúncio durante o The Game Awards 2025, o estúdio percebeu que parte do público esperava uma continuação espiritual direta de BG3, mas reforçou que o projeto será uma nova proposta dentro do gênero, com ideias inéditas e uma abordagem independente.
O CEO Swen Vincke explicou que a equipe quer evitar repetir fórmulas e busca entregar algo diferente do que foi feito anteriormente. Embora o novo Divinity mantenha o sistema de combate por turnos, o jogo será independente dentro da franquia, e não uma continuação direta de Original Sin 2. O foco está em oferecer novas experiências, tanto para os jogadores quanto para os próprios desenvolvedores.
Projeto foi pensado para se afastar da fórmula de Baldur’s Gate

Segundo Vincke, a comparação com Baldur’s Gate 4 era esperada, mas o estúdio quer evitar fazer “o mesmo jogo”. Para o diretor de roteiro Adam Smith, criar algo novo mantém a motivação da equipe em alta e garante que os jogadores recebam experiências que não se tornem previsíveis. Ele afirmou que repetir fórmulas não empolga mais o estúdio e que o objetivo é manter o frescor a cada novo lançamento.
Essa decisão também está ligada ao fato de que a Larian descartou a ideia de desenvolver Baldur’s Gate 4. O próprio Vincke revelou que a equipe se sentia emocionalmente exausta e vulnerável, e queria trabalhar em algo que reacendesse o entusiasmo no estúdio. Divinity surgiu como resposta a essa necessidade de renovação criativa.
Ainda não se sabe exatamente como o novo Divinity se diferenciará em termos de estrutura e mecânicas, mas o posicionamento da Larian é claro: o objetivo não é replicar o sucesso de BG3, mas superá-lo em qualidade e inovação. Com o peso das expectativas e a comparação inevitável, o estúdio busca trilhar um novo caminho dentro dos RPGs táticos.

