A revelação de Divinity durante o The Game Awards 2025 chamou atenção mesmo sem apresentar jogabilidade, e o motivo principal foi a maneira como a Larian Studios abordou os temas do novo jogo. Ao invés de optar por uma campanha focada em choque ou superficialidade, a equipe escolheu tratar o público com respeito intelectual, uma diretriz central durante a criação do trailer.
Segundo o diretor de publicação da Larian, Michael Douse, o debate sobre como tratar a audiência com esse nível de profundidade foi recorrente durante a produção do material de estreia. A intenção do estúdio era criar algo que se conectasse com a capacidade de compreensão dos jogadores, apostando em um universo tridimensional, rico em complexidade, sem precisar recorrer a simplificações.
O novo Divinity será maior que Baldur’s Gate 3
The phrase "treating the audience with a level of intellectual respect" came up a lot in planning. It is about trying to shock them, it's about trying to match their powers of comprehension so that it resonates. We know people are capable of appreciating a three dimensional world
— Very AFK (@Cromwelp) December 14, 2025
Além da abordagem madura do trailer, outro fator que empolgou os fãs foi a promessa de que Divinity será um projeto ainda mais ambicioso que Baldur’s Gate 3. O CEO Swen Vincke reforçou que este será o início de uma nova fase para a franquia, com mais profundidade, intimidade e escopo. É, nas palavras da própria Larian, “o Divinity que sempre quiseram fazer”.
A escolha por manter uma narrativa densa e com múltiplas camadas se alinha ao histórico da Larian, que em jogos como Divinity: Original Sin 2 e Baldur’s Gate 3 já havia mostrado que o caminho do vilão ou de decisões moralmente complexas pode ser tão atraente quanto a rota do herói. A preocupação em não diluir a experiência para agradar um público mais amplo mostra um compromisso contínuo com a construção de mundos narrativamente consistentes.
A Larian ainda não divulgou uma data de lançamento para Divinity, mas a expectativa é alta. O retorno à franquia marca a primeira entrada inédita desde Original Sin 2, lançado em 2017 para PC e consoles.

