Lançamento de FBC Firebreak decepciona Remedy

A Remedy Entertainment, conhecida por franquias como Alan Wake e Control, divulgou seu relatório financeiro semestral revelando que FBC Firebreak teve um desempenho comercial abaixo do esperado. Embora o jogo tenha alcançado a marca de um milhão de jogadores, a maior parte desse público veio através do Xbox Game Pass e PlayStation Plus, o que mascarou o real alcance de vendas.

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Segundo o CEO Tero Virtala, o lançamento no Steam foi o ponto mais fraco, com resultados muito aquém das expectativas. Ele também destacou que problemas na experiência inicial e na estrutura das missões resultaram em uma alta taxa de desistência e avaliações negativas logo nos primeiros dias. Atualizações posteriores ajudaram a melhorar a recepção, mas o impacto inicial já havia comprometido as vendas diretas.

Expectativas para o futuro de FBC Firebreak

Mesmo com o desempenho insatisfatório, a Remedy reforçou que FBC Firebreak foi pensado como um jogo vivo e em constante evolução. A empresa acredita que agora possui uma base sólida para expandir o conteúdo, e já planeja uma grande atualização para o fim de setembro. Grande parte da receita atual vem de acordos com os serviços de assinatura da Microsoft e Sony, que ainda devem render ganhos ao estúdio nos próximos meses.

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Enquanto FBC Firebreak não atingiu o esperado, Control continua sendo um sucesso para a Remedy. O jogo superou 5 milhões de cópias vendidas desde o seu lançamento, marca ainda mais relevante após o estúdio ter recuperado todos os direitos de publicação, distribuição e marketing em fevereiro de 2024. Isso significa que todo o lucro das vendas agora fica com a própria desenvolvedora finlandesa.

Próximos projetos da Remedy

O relatório também trouxe novidades sobre os próximos lançamentos do estúdio. Control 2, que está sendo desenvolvido com um orçamento menor que o de Alan Wake 2, segue dentro do cronograma e terá foco no gameplay, ambientes e missões. Já o remake de Max Payne 1 & 2, feito em parceria com a Rockstar Games, avançou bem no último trimestre e manteve o ritmo de desenvolvimento planejado.

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Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.