Em um universo de possibilidades criativas, poucos cruzamentos seriam tão icônicos quanto o de Hideo Kojima e The Matrix. O criador de Metal Gear Solid e Death Stranding foi convidado pelos próprios irmãos Wachowski para desenvolver um jogo baseado na franquia, mas a ideia acabou sendo vetada pela Konami, frustrando o que poderia ter sido uma das parcerias mais memoráveis da história dos games.
O convite dos irmãos Wachowski
Tudo aconteceu em 25 de agosto de 1999, data da estreia do primeiro filme The Matrix no Japão. Na época, os Wachowski já eram grandes admiradores do trabalho de Kojima e decidiram fazer um convite pessoal ao criador japonês. A dupla compareceu à sede da Konami, acompanhada de seu artista conceitual, e apresentou a proposta de um jogo oficial de The Matrix desenvolvido por Kojima Productions.
Durante o encontro, estavam presentes Kazumi Kitaue, então CEO da Konami, e Aki Saito, tradutor e colaborador próximo de Kojima. Quando os Wachowski expressaram seu desejo de ver o game acontecer, Kitaue teria dado uma resposta direta: “não”. Segundo Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente da Konami, a decisão foi tomada de forma imediata, encerrando ali qualquer chance de parceria.
O interesse de Kojima permaneceu
Mesmo após a recusa, relatos indicam que Kojima manteve o interesse no projeto e tentou convencer a empresa a reconsiderar a proposta. Infelizmente, isso nunca se concretizou. A franquia The Matrix acabou recebendo apenas dois títulos relevantes nos anos seguintes: Enter the Matrix (2003) e The Matrix Online (2005), além da experiência técnica The Matrix Awakens em 2021, que serviu apenas como uma demonstração do Unreal Engine 5.
Mais de duas décadas depois, a história ainda desperta curiosidade entre os fãs. Como teria sido um jogo de The Matrix nas mãos de Hideo Kojima? Considerando sua habilidade em criar narrativas complexas e mundos imersivos, é fácil imaginar que o resultado teria sido revolucionário. No entanto, essa colaboração acabou se tornando mais uma das grandes oportunidades perdidas da indústria dos games.

