Kojima quase fez um jogo de The Matrix, mas a Konami impediu o projeto

Em um universo de possibilidades criativas, poucos cruzamentos seriam tão icônicos quanto o de Hideo Kojima e The Matrix. O criador de Metal Gear Solid e Death Stranding foi convidado pelos próprios irmãos Wachowski para desenvolver um jogo baseado na franquia, mas a ideia acabou sendo vetada pela Konami, frustrando o que poderia ter sido uma das parcerias mais memoráveis da história dos games.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

O convite dos irmãos Wachowski

Tudo aconteceu em 25 de agosto de 1999, data da estreia do primeiro filme The Matrix no Japão. Na época, os Wachowski já eram grandes admiradores do trabalho de Kojima e decidiram fazer um convite pessoal ao criador japonês. A dupla compareceu à sede da Konami, acompanhada de seu artista conceitual, e apresentou a proposta de um jogo oficial de The Matrix desenvolvido por Kojima Productions.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Durante o encontro, estavam presentes Kazumi Kitaue, então CEO da Konami, e Aki Saito, tradutor e colaborador próximo de Kojima. Quando os Wachowski expressaram seu desejo de ver o game acontecer, Kitaue teria dado uma resposta direta: “não”. Segundo Christopher Bergstresser, ex-vice-presidente da Konami, a decisão foi tomada de forma imediata, encerrando ali qualquer chance de parceria.

PUBLICIDADE

O interesse de Kojima permaneceu

Mesmo após a recusa, relatos indicam que Kojima manteve o interesse no projeto e tentou convencer a empresa a reconsiderar a proposta. Infelizmente, isso nunca se concretizou. A franquia The Matrix acabou recebendo apenas dois títulos relevantes nos anos seguintes: Enter the Matrix (2003) e The Matrix Online (2005), além da experiência técnica The Matrix Awakens em 2021, que serviu apenas como uma demonstração do Unreal Engine 5.

Mais de duas décadas depois, a história ainda desperta curiosidade entre os fãs. Como teria sido um jogo de The Matrix nas mãos de Hideo Kojima? Considerando sua habilidade em criar narrativas complexas e mundos imersivos, é fácil imaginar que o resultado teria sido revolucionário. No entanto, essa colaboração acabou se tornando mais uma das grandes oportunidades perdidas da indústria dos games.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.