A comunidade Souls-Like se deparou com 2 jogos do gênero lançando no mesmo dia: AI LIMIT e The First Berserker Khazan. Ambos tem o visual estilizado de anime e parecendo ter a mesma proposta. Mas afinal, qual deles vale a mais a pena? Joguei e platinei ambos para review aqui no Critical Hits e vou te responder da melhor forma possível!
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Apesar do visual e ambos serem Souls-like, Khazan e AI LIMIT são fundamentalmente diferentes em vários aspectos importantes para muitos jogadores, Khazan também teve um orçamento bem maior que AI LIMIT. Mas não se engane, apesar do orçamento maior, a escolha não é simples.
AI LIMIT vs The First Berserker: Khazan – Os pontos fracos e fortes de cada jogo
Abaixo pontuarei de forma objetiva as principais diferenças de gameplay para que você possa tomar sua decisão de forma consciente. Algumas dessas diferenças são claras e vão te apontar pra direção certa baseada em seu gosto pessoal. E por fim, o artigo será concluído com minha opinião pessoal de qual é a melhor abordagem de um bom Souls.
Gameplay e combate
As diferenças já começam no feeling de gameplay, com Khazan sendo um jogo bem mais rápido e com mais fluidez no combate, enquanto AI LIMIT é mais cadenciado e lembra mais o estilo de jogo dos Dark Souls da From Software.
São 2 abordagens completamente diferentes de gameplay e que nenhuma delas está necessariamente errada. Mas objetivamente falando, Khazan tem menos variedade de armas, com apenas 3 tipos básicos de moveset, enquanto AI LIMIT tem o sistema de armas únicas e cada uma delas traz pelo menos um ataque especial novo e que faz a gameplay variar bastante.
Apesar de perder pontos em variedade de armas, Khazan ganha pontos nas animações e na fluidez, no geral é um jogo mais polido e com mais chances de agradar no combate do que AI LIMIT.
Exploração e design de mapa
Outro ponto onde os 2 jogos são completamente diferentes é na forma como abordaram o design de mapa e exploração. Khazan preferiu dividir o jogo em sessões, de um forma bem parecida com a que Nioh e Demon Souls faz, com cada missão ganhando um pequeno mapa único para ela.
Enquanto isso, AI LIMIT apostou na forma mais tradicional, com um único mapa grande e super conectado entre as áreas, com backtracking inteligente e várias coisas que consolidaram o design de mapa de franquias como Dark Souls e Sekiro.
Isso também impacta diretamente na exploração, já que em Khazan tudo é mais simples por ser um mapa mais contido e direto ao ponto e as coisas basicamente se resumem a corredores bem elaborados. Enquanto em AI LIMIT tudo parece se conectar organicamente e da mais prazer de explorar os cantinho, descobrindo os segredos daquele local.
Se você gosta de um bom mapa cheio de atalhos interconectados, AI LIMIT brilha nesse quesito e tem uma clara vantagem em relação a Khazan. Mas se isso não te incomoda, talvez Khazan entregue o que é necessário para você se divertir.
História
No quesito história, ambos os jogos são competentes em entreter o jogador com os acontecimentos. Mas existe uma clara discrepância na simplicidade que a história de Khazan tem, que é bem mais direta ao ponto e contada através de muitas cutscenes na frente do jogador.
Enquanto isso, AI LIMIT divide tudo em missões com NPCs que ficam espalhadas pelo mapa e as coisas não são tão na cara assim, é preciso explorar e descobrir por conta própria os segredos da última cidade da humanidade.
Depende muito de qual tipo de abordagem você prefere, mas AI LIMIT se sai melhor por conta da construção bem feita do mistério daquele mundo, enquanto em Khazan é tudo mais clichê e não tem muitas surpresas no caminho.
Gráficos
Já no quesito audiovisual, Khazan é sem dúvidas o jogo mais competente. AI LIMIT não chega a fazer feio, mas a falta de orçamento fez ele ficar muito atrás em questão de polimento dos mapas e etc. Khazan tem uma variedade maior e apesar da repetição de inimigos, os cenários diversos compensam isso na gameplay.
Bugs e performance
Outro ponto que vale destacar é o polimento dos dois jogos, e aqui Khazan é superior. Com mais tempo de desenvolvimento e maior orçamento, Khazan conseguiu entregar uma experiência quase perfeita nesse sentido, com poucos problemas de desempenho e alguns bugs pontuais (que são mais relacionados a troféus).
Enquanto isso, AI LIMIT carece de polimento em diversos aspectos, com desempenho ruim em alguns cenários e bugs visuais acontecendo frequentemente.
Preço
Por fim, o último fator importante é o preço, Khazan chega custando R$ 300 reais, enquanto AI LIMIT custa R$ 122 na Steam. Apesar do orçamento menor, AI LIMIT compensa e muito isso ao trazer um preço justo para o que ele oferece, com quase 1/3 do valor de Khazan, fica difícil não destacar isso como um dos pontos mais fortes do jogo. Que mesmo tendo um orçamento menor, flerta com o AAA e faz melhor que muito jogo por aí que cobra preço cheio.
Mas e aí, qual compensa mais: Khazan ou AI LIMIT?
No geral, Khazan tem bons acertos, principalmente no combate. A pessoa que gostou de Nioh provavelmente vai amar Khazan, já que ele claramente se inspira nos jogos da Team Ninja.
Mas caso os jogos da From Software sejam mais a sua praia, com aquela atmosfera sombria e solitária, as chances são grandes de gostar mais de AI LIMIT do que de Khazan.
Ambos tem pontos fortes e fracos bem distintos, e se as pontuações objetivas não conseguiu te apontar qual é o melhor para você, aqui vai minha opinião pessoal de qual eu mais gostei:
Apesar dos claros limites de orçamento e tempo para polir o jogo, AI LIMIT acerta em muito mais coisa que considero essencial para um Souls-like de sucesso, como o design de mapa super inteligente, armas únicas e o ímpeto de explorar cada cenário, além de uma rica história com NPCs muito bem escritos e uma atmosfera tão única.
Khazan acerta mais no combate, mas ele sozinho não foi o suficiente para me fazer gostar mais do jogo do que de AI LIMIT. Apesar disso, ambos os jogos são bons em suas propostas e não tem muita escolha errada aqui, cabe a você decidir o que gosta mais e ser feliz com isso.
Fizemos análise de ambos os jogos e você pode conferir a de The First Berserker Khazan bem aqui, e a de de AI LIMIT aqui.