Judas é comparável a BioShock, mas traz mudanças radicais segundo Ken Levine

O aguardado Judas, novo jogo de Ken Levine, criador de clássicos como BioShock e System Shock 2, está em desenvolvimento pelo estúdio Ghost Story Games e promete entregar uma experiência que mistura elementos familiares com inovações ousadas. Embora traga referências claras à franquia que consagrou o designer, o título também apresenta mudanças profundas que o tornam um projeto singular.

Em entrevista recente, Ken Levine destacou que Judas compartilha algumas bases de design com BioShock, como o uso simultâneo de armas e poderes, mas que o jogo vai muito além dessa fórmula. O criador revelou que haverá um sistema adicional de hacking, ainda pouco mostrado, e que a forma como os encontros são estruturados, o mundo é decorado e os caminhos são escolhidos é completamente diferente. Segundo Levine, Judas representa a maior ruptura criativa de sua carreira desde a transição de System Shock 2 para BioShock.

Levine também explicou que Judas pode ser considerado um título situado “entre BioShock e o primeiro System Shock”. Isso significa que o jogo será mais complexo, com maior profundidade na construção de escolhas e maior liberdade de expressão para o jogador. A ideia é oferecer interações granulares, onde personagens podem reagir de forma única às ações do protagonista, criando conflitos e alianças dinâmicas.

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Um dos pontos centrais da proposta é o uso dos chamados LEGOs narrativos, conceito discutido por Levine há quase dez anos. A ideia é permitir que o jogador manipule relacionamentos de forma orgânica, tomando decisões que geram consequências imediatas no comportamento dos personagens. Essa abordagem busca superar os tradicionais sistemas de escolhas binárias, oferecendo uma narrativa emergente que se adapta às ações do jogador.

Outro destaque é a mecânica de Vilania, apresentada em um diário de desenvolvimento no Steam. Diferente de BioShock, em que vilões como Fontaine ou Comstock sempre assumiam papéis fixos, em Judas os inimigos são definidos pelas interações do jogador. Ignorar ou entrar em conflito com um dos três grandes personagens centrais pode transformá-lo no vilão da sua jornada, concedendo-lhe novos poderes e mudando drasticamente a experiência de jogo.

Embora Judas ainda não tenha uma data oficial de lançamento, a Take-Two Interactive já confirmou que o título faz parte do calendário de lançamentos para 2026. A expectativa é que ele una a essência narrativa de BioShock com mecânicas mais complexas e inovadoras, tornando-se um dos jogos mais aguardados da próxima geração.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.