Games

Jogos eletrônicos no Brasil: quais eventos e festivais são imperdíveis?

Nos últimos 20 anos, o mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos sofreu uma expansão exponencial, que se deve principalmente ao surgimento de novas tecnologias e também à novos nichos de jogos e também de jogadores

Hoje em dia o mercado de jogos eletrônicos não tem como público alvo somente o jovem de 17 anos que está preocupado com os tipos de conectivos para redação do ENEM, mas também adultos e crianças são públicos valorosos hoje em dia no mundo dos games.

Logo, nos dias de hoje os jogos eletrônicos representam uma grande fatia na economia mundial, sendo que algumas pesquisas já mostram que o mercado dos jogos já é mais relevante para economia que o cinema e a televisão.

Além da venda direta de jogos e features dentro dos jogos, o mercado de games também é muito movimentado por merchandising e também por eventos.

Pensando nisso e na falta que um evento presencial de games está nos fazendo, hoje iremos ver juntos quais são os maiores eventos de jogos eletrônicos de todo o país e ver por que você não pode perder nenhum deles!

Os quatro maiores eventos gamers de todo o país

De acordo com uma publicação realizada no blog Sábia Escolha, são 4 os maiores eventos e festivais de jogos eletrônicos no Brasil:

  1. BGS – Brasil Game Show
  2. Game XP
  3. Campus Party Brasil
  4. CCXP – Comic Con Xperience

Todos estes eventos são gigantescos e atraem milhares de pessoas anualmente, então, vamos falar um pouco de cada um deles com mais calma e mais detalhes, como datas, valores e como comprar ingressos para estes eventos.

Ainda, de acordo com o tamanho destes eventos, neles estão presentes não apenas jogadores, mas também streamers, personalidades e desenvolvedores de games!

Brasil Game Show

A Brasil Game Show, carinhosamente apelidada de BGS por seus frequentadores e outros grupos envolvidos nos jogos eletrônicos, é a maior feira de jogos eletrônicos de toda a América Latina.

Geralmente, o evento possui 4 dias e durante estes 4 dias de festividades o evento chega a atrair cerca de 150 mil pessoas.

A BGS, devido a seu tamanho, atrai jogadores e personalidades e, também, desenvolvedoras de todo o mundo possuem stands posicionados na Brasil Game Show.

Ainda, uma das atrações mais requisitadas na BGS é a arena gigantesca de CS:GO, o Counter Strike: Global Offense, um dos jogos mais jogados de todo o mundo.

Além da participação de diversos streamers, jogadores profissionais e influenciadores, a feira também conta com a participação da Twitch e do YouTube, as maiores plataformas de transmissão de jogos do mundo.

Fora toda esta estrutura e todas estas atrações, a BGS ainda conta com campeonatos masculino e feminio de CS:GO e também uma ala destinada especificamente a desenvolvedores independentes.

A BGS ocorre geralmente na segunda semana do mês de outubro na cidade de São Paulo e é possível comprar ingressos através do site oficial da Brasil Game Show.

Game XP

Diferentemente da BGS, a Game XP é um evento de proporções relativamente menores. Originado no Rio de Janeiro, a Game XP era inicialmente apenas um stand no grande Rock ‘n’ Rio.

Contudo, ano após ano a feira vem crescendo e atraindo novos participantes, de maneira que hoje já é um evento totalmente separado do Rock ‘n’ Rio e, uma das maiores feiras de jogos eletrônicos do país.

A feira geralmente ocorre anualmente, no mês de julho, e além de jogos eletrônicos conta também com jogos físicos, como Laser Tag e Just Dance.

Para realizar a compra de ingressos também é necessário acessar o site oficial da Game XP, contudo, o evento é realizado apenas no mês de julho, como dito acima.

Campus Party Brasil

Diferentemente dos dois primeiros, o enfoque da Campus Party Brasil é tecnologia e novidades do empreendimento tecnológico.

Ocorrendo anualmente em todo mês de março, na cidade de São Paulo, a Campus Party Brasil conta com diversas atrações, como:

 

  1. Simuladores de vôo
  2. Start-ups
  3. Exposições de Inventores
  4. Palestras e rodas de conversa

Logo, a Campus Party Brasil não é só para os aficionados por jogos, mas sim para todo amante de tecnologia e novidades tecnológicas!

CCXP – Comic Con Experience

Por fim, temos nada mais nada menos do que o maior evento de cultura nerd e geek de todo o país, a CCXP!

A CCXP é baseada diretamente na Comic Con, que ocorre anualmente na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, que é uma das maiores feiras de cultura geek de todo o planeta.

Além de games e jogos eletrônicos, o evento conta com a presença de diversos atores, produtores de filmes e até competições de cosplay!

Portanto, se você é amante de filmes, animes, animações, jogos de tabuleiro RPG, música e, também jogos eletrônicos, a CCXP é o lugar para você!

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade