Horses, o polêmico jogo de terror do estúdio Santa Ragione, foi banido da Epic Games Store apenas 24 horas antes de seu lançamento previsto na plataforma. A decisão ocorre pouco tempo após o título ter sido igualmente rejeitado pela Steam, sem que os desenvolvedores tenham recebido explicações detalhadas sobre o conteúdo considerado problemático. Com isso, o jogo ficará disponível apenas em lojas alternativas como itch.io, GOG e Humble.
And M ESRB, those are the ratings we received from IARC when we filled in their extensive questionnaire.
— Santa Ragione (@santaragione.com) 2025-12-02T18:24:12.345Z
Segundo comunicado do próprio estúdio, a Epic alegou violações às suas Diretrizes de Conteúdo, citando material “inapropriado” e “abusivo”, além de mencionar um suposto conteúdo com classificação Adults Only (AO), algo que impediria a distribuição do jogo na loja. A decisão surpreendeu a equipe, que já havia tido a build aprovada semanas antes. O estúdio ainda afirma que sua própria submissão ao sistema de classificação internacional (IARC) indicava apenas um selo “Mature”, gerando um conflito de avaliações que não foi esclarecido.
Conteúdo perturbador levanta debates sobre censura e diretrizes
Horses apresenta uma narrativa propositalmente desconfortável: um jovem vai trabalhar em uma fazenda remota, onde descobre que os “cavalos” são, na verdade, humanos nus com máscaras de cavalo. O jogo busca abordar de forma crítica o limite da passividade humana frente a situações moralmente inaceitáveis. No entanto, essa abordagem causou reações divididas entre apoiadores e opositores, especialmente após o banimento da Steam.
A Epic ofereceu ao estúdio três opções: modificar o conteúdo e reenviar o jogo, apelar da decisão ou encerrar o processo com reembolso da taxa de submissão. A apelação foi feita, mas rejeitada 12 horas depois, também sem explicações adicionais. O estúdio aponta que a visibilidade do caso nas redes sociais pode ter influenciado a decisão de última hora.
A rejeição por parte das duas principais lojas de PC representa um duro golpe para a Santa Ragione. A empresa afirma que, sem acesso ao público da Steam, o sucesso comercial do jogo está ameaçado, o que pode forçar o fechamento do estúdio. Mesmo com apoio público de plataformas como a GOG, a equipe agora enfrenta o desafio de manter o projeto vivo fora dos grandes marketplaces.

