PUBLICIDADE
InícioGamesJogadores descobrem código estranho em SOMA, resolvem o problema e acessam arquivos...

Jogadores descobrem código estranho em SOMA, resolvem o problema e acessam arquivos secretos do jogo

Atenção, o texto abaixo pode conter SPOILERS!

PUBLICIDADE

Algumas produtoras gostam muito de colocar Easter Eggs dentro dos seus jogos. Algumas vezes eles são bem bobos como alguns áudios escondidos nos jogos da série Battlefield, enquanto outros são bem mais elaborados como o navio secreto do Espantalho em Batman: Arkham City.

O problema é que hoje em dia alguns jogos estão realmente pegando pesado com os Easter Eggs! SOMA por exemplo é um deles. Lançado pela Frictional Game essa semana, o game surpreendeu alguns jogadores que resolveram jogar um boneco dentro da privada e puxar a descarga. Tal ação parecia desencadear o aparecimento de números estranhos na tela, o que combinados à temática do game, deixavam a experiência muito mais assustadora.

PUBLICIDADE

O Reddit ferveu em busca de uma solução. Usuários destrincharam o código base do jogo, analisaram vários mapas de forma minuciosa em busca de scripts e num primeiro momento não conseguiam fazer as informações encontradas ter algum sentido quando comparadas umas com as outras. Mas pra resumir a história, um dos investigadores encontrou um arquivo encriptado dentro do diretório do game com o nome de “_supersecrets.rar”, e depois de arranjar os códigos de forma correta ele acabou descobrindo o password do dito cujo. Pronto, resolvido o mistério.

Ok, mas o que tinha dentro do arquivo?

4ee025a4-b17f-41d4-bcfc-68aa1f98af3b

Bom, o conteúdo decepcionou alguns jogadores que dedicaram muito tempo na resolução do quebra-cabeças, já que os arquivos encontrados mostravam informações e imagens que não foram utilizados no jogo original servindo mais para apresentar uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento do game mesmo. Bem típico de Easter Eggs.

Existe até mesmo um arquivo com os nomes sugeridos para o game antes de “SOMA”, imagens de localidades não utilizadas, partes da história ou trechos que poderiam fazer parte do enredo original e por fim, um vídeo que apresenta uma visão diferente dos eventos mostrados no jogo e que provavelmente diz respeito a um protótipo do jogo ou coisa parecida.

De qualquer forma, meus parabéns para a Frictional Games que conseguiu mais atenção do que pretendia com esta brincadeira. Abaixo você confere algumas imagens e o vídeo citado no texto. Nem preciso dizer que talvez contenha spoilers, certo?

https://www.youtube.com/watch?t=3&v=QlXtvymTdV0

PUBLICIDADE
João Víctor Sartor
João Víctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.