Não basta finalizar um game, tem que conseguir faze-lo no menor tempo possível! Essa é a meta dos jogadores speedrunners espalhados por esse mundão à fora.
Mas o que fazer quando não se consegue melhorar o próprio tempo? Afinal de contas, por tratar-se de uma série de 0’s e 1’s devidamente programados, parametros como a velocidade do personagem bem como o posicionamento de determinados objetos definem a velocidade com que se consegue atravessar o cenário, algo que muitas vezes só pode ser mudado quando se reprograma o jogo, e é exatamente isso que um jogador fez recentemente para bater o próprio tempo.
Programando o jogo dentro do jogo
Quando se fala em reprogramar alguma coisa, é natural que se pense em alguém sentado na frente de um computador analisando linhas de código, só que este procedimento não é tão simples assim não.
Pra bater o seu próprio recorde de tempo, Chris Grant foi além e modificou dados da memória do game Super Mario 2: 6 Golden Coins para Gameboy no braço. Para isso, precisou encontrar um ponto específico do mapa onde poderia acessar a memória interna do jogo e modifica-la conforme sua necessidade. Isso só foi possível por que 6 Golden Coins parece armazenar os dados do cartucho em uma área abaixo de cada level, um lugar onde nenhum jogador deveria conseguir alcançar. Alterando as variáveis corretas, é possível fazer o jogo “entender” que foi terminado pelo jogador assim que ele entrar em um novo estágio do game.
O processo não é fácil e nem um pouco didático. Algo semelhante já foi feito em Super Mario World e tem gente que já conseguiu até mesmo configurar uma versão jogável de Flappy Bird dentro do popular título de Super Nintendo. Confira abaixo a saga da reprogramação in-game e caso lhe interesse, tente em casa e poste os seus resultados nos comentários.