Overwatch tem um elenco de personagens bem diverso, mas segundo Jeff Kaplan, diretor do jogo, a ideia não é que o jogo seja sobre a diversidade, e sim sobre a inclusão.
A declaração foi dada durante a DICE Summit, na semana passada, onde o diretor comentou sobre o desenvolvimento do jogo. “Overwatch iniciou um monte de discussões sobre a diversidade, e esse foi um tópico importante durante o desenvolvimento do jogo. Ele ainda é um tópico importante no mundo dos jogos.
Eu acho que é interessante que as pessoas pensem que o nosso objetivo em Overwatch era ser um jogo diverso, mas esse não foi o nosso objetivo. Nós queríamos era criar um universo de jogo onde todo mundo se sentisse bem-vindo. A ideia do jogo era ser inclusivo e ter a mente aberta.
Mesmo se você não tiver sido representado dentro do jogo, você poderia imaginar-se dentro de um herói de Overwatch ou ainda um mapa de Overwatch próximo a onde você mora pode ser totalmente plausível”, disse ele.
Comentando ainda sobre a revelação de que Tracer tinha uma namorada, Kaplan disse que isso faz parte do que o time de Overwatch acha que é normal. “Coisas normais são normais. É importante mostrarmos elas como normais para que elas sejam vistas pelas pessoas como normais”, disse ele.
“A moda do soldado endurecido na capa dos jogos de tiro só mostra como Overwatch é diferente em muitas maneiras. Quando eu olho 10 anos pra trás as capas dos jogos de tiro, é bem diferente ter um personagem LGBT na capa do nosso jogo, e esse personagem ainda ser uma mulher. Isso é algo que eu me orgulho bastante”.
Jeff ainda completou dizendo que em nenhum momento eles aspiram que o jogo seja um jogo político. Eles não têm motivações políticas para fazer isso, mas é fascinante ver que os valores de Overwatch estão sendo bem recebidos e incorporados pela comunidade do jogo.