J.K. Rowling, autora da série Harry Potter e dá peça canônica que será lançada em breve, The Cursed Child, respondeu a algumas críticas racistas por terem escolhido uma atriz negra para o papel de Hermione Granger.
Rowling, que disse que sabia que os “idiotas iriam ser idiotas”, disse ao The Guardian que ela estava esperando repercussão em cima da decisão. Ela também disse que depois de bloquear alguns deles no Twitter, a melhor decisão que ela poderia ter feito foi não se deixar ficar muito agitada com isso e se focar na porção maior de fãs que estavam felizes com a escolha do elenco.
“Eu decidi não ficar muito agitada sobre isso e simplesmente dizer firmemente que Hermione pode ser uma mulher negra com a minha completa benção e entusiasmo,” disse Rowling.
A controvérsia começou quando Rowling e a equipe em Pottermore, o site da autora dedicado a dar continuação ao universo Harry Potter, anunciado que Nona Dumezweni, uma atriz de teatro veterana na Inglaterra, iria interpretar Hermione.
A raça da personagem nunca foi especificada nos livros, mas após ter sido interpretada por Emma Watson na franquia de filmes, muitos assumiram que a personagem foi escrita como branca, mesmo com uma teoria muito antiga de que Hermione fosse negra.
O co-criador de Rowling emThe Cursed Child, john Tiffany, disse que estava chocado com a repercussão que eles receberam com a escolha de Wumezweni. Ele disse que não havia “encontrado o lado negro do Twitter,” e disse que a experiência foi terrível e decepcionante. Ele também disse que parou de ler os comentários depois de um tempo, falando que “o anonimato faz crescer horrores nas pessoas.”
“Mas o que me chocou foi o jeito que as pessoas não podiam visualizar uma pessoa não-branca como a heroína da história,” disse Tiffany. “Portanto é brilhante que isto tenha acontecido.”
Rowling disse que não poderia estar mais orgulhosa e feliz em ter Dumezweni a bordo. Ela disse que era fã da atriz por anos e lembrou de um workshop que havia visto Dumezweni que concretizou a sua decisão de trazê-la para o papel crucial de Hermione.
The Cursed Child, que conta a história de um Harry Potter adulto e seu filho mais novo, Albus Severus, enquanto eles enfrentam um novo mal que ameaça o universo dos magos, será lançado no oeste de londres ainda este mês. Uma versão romanceada da peça estará disponível no dia 31 de julho.
Comments are closed.