O relatório mais recente da Game Developers Conference indica que o PS5 e o Switch 2 despertam o dobro de interesse dos desenvolvedores em comparação com o Xbox Series X/S. O levantamento faz parte da pesquisa anual State of the Game Industry, que entrevistou mais de 2.300 profissionais da indústria de jogos ao redor do mundo.
Segundo os dados divulgados, 80% dos entrevistados demonstraram interesse em desenvolver para PC, o que mantém a plataforma como a mais popular entre os desenvolvedores. Porém, entre os consoles, o PlayStation 5 e o sucessor do Switch lideram com 40% e 39% de interesse, respectivamente, enquanto o Xbox Series X/S ficou com apenas 20%.
Xbox perde espaço entre plataformas mais desejadas

Essa diferença coloca o Xbox no mesmo nível de interesse de plataformas móveis como Android e iOS, ambas com 16%, e até atrás do Nintendo Switch original, citado por 13% dos desenvolvedores. Os dados chamam atenção porque, na mesma pesquisa, 40% dos participantes afirmaram ter lançado seu projeto mais recente no Xbox, frente aos 47% no PS5.
Além disso, a pesquisa revelou um aumento no interesse por PCs portáteis, com o Steam Deck à frente: 40% dos desenvolvedores demonstraram vontade de lançar jogos para o dispositivo da Valve, contra apenas 7% para o ROG Ally, da ASUS.
Quando questionados sobre os fatores que mais influenciam a escolha de uma plataforma, os participantes citaram alcance do público (78%), sucesso do modelo de negócios (44%) e facilidade de descoberta dos jogos (43%).
O cenário reflete a estratégia da Microsoft, que vem apostando em uma abordagem multiplataforma. Muitos de seus jogos de 2026 já estão confirmados para PS5, como Fable e Forza Horizon 6, que também serão lançados no console da Sony.

