Sony está pressionando desenvolvedores a otimizarem seus jogos para o modo de baixo consumo, sugerindo que esse esforço antecipa a chegada de um novo portátil da empresa, provavelmente vinculado ao PS6. Segundo informações compartilhadas pelo canal Moore’s Law Is Dead, estúdios estão recebendo instruções detalhadas por e-mail com foco na manutenção de 60 quadros por segundo em resoluções mais baixas, ao invés de apenas reduzir o desempenho geral.
Sony acelera otimizações para o PS6 portátil

A principal diretriz da Sony aos estúdios é a adoção do chamado “Low-Power Mode”, ou modo de baixo consumo, que busca garantir jogos estáveis a 60fps mesmo com menor resolução. Essa abordagem visa poupar recursos do sistema e reduzir o uso de CPU, o que aponta diretamente para a necessidade de compatibilidade com um hardware portátil de menor potência. A empresa forneceu tutoriais sobre como usar a ferramenta Razor CPU, utilizada no desenvolvimento para PS5, com o objetivo de detectar gargalos e otimizar o uso de threads.
Ainda segundo os relatos, os e-mails indicam certa frustração da Sony com a baixa adesão dos estúdios à iniciativa, apesar dos incentivos e guias fornecidos. Internamente, cresce a percepção de que o modo de baixo consumo é, na verdade, uma preparação velada para o lançamento de um novo dispositivo portátil da linha PlayStation.

O plano parece ser garantir que, no lançamento do futuro PS6 portátil, a biblioteca de jogos seja compatível desde o início, com títulos já preparados para rodar de forma eficiente no novo formato. A estratégia evita a necessidade de retrabalho posterior e antecipa um suporte mais robusto à nova plataforma.
A plataforma ainda não foi oficialmente anunciada, mas os sinais são cada vez mais claros de que a Sony está planejando repetir ou expandir o conceito do PlayStation Portal, desta vez com hardware mais próximo de um console completo e com foco em desempenho otimizado.

