O criador original de Hytale, Simon “Hypixel” Collins-Laflamme, anunciou que recuperou os direitos do jogo junto à Riot Games e que o desenvolvimento foi retomado com foco na engine original do projeto. Após o estúdio Hypixel ser fechado há cinco meses e o jogo considerado cancelado, a notícia surpreendeu os fãs que esperavam há anos pelo lançamento do MMO inspirado em Minecraft.
Segundo Collins-Laflamme, a engine alternativa proposta pela Riot estava atrasada em recursos de jogabilidade e levaria pelo menos dois anos para alcançar o nível do motor original, batizado de “Legacy”. A decisão foi retornar à base técnica de origem, com a promessa de torná-la compatível com múltiplas plataformas no futuro, o que inclui abrir caminho para o lançamento fora do PC.
Lançamento em acesso antecipado está próximo, mas será instável
Huge thanks to Riot for working with me to make this happen. They wanted what’s best for players, and that’s for us to eventually play the game.
This game has always been close to my heart, and I’m excited to bring it back home.
Real talk: Hytale isn’t some polished AAA release…
— Simon (@Simon_Hypixel) November 17, 2025
O jogo terá acesso antecipado anunciado em breve, com previsão de lançamento em um futuro próximo. Collins-Laflamme já recontratou mais de trinta desenvolvedores do time original da Hypixel, com outros nomes ainda por vir. Ele alerta, no entanto, que essa versão inicial será instável, com crashes, bugs e recursos incompletos, já que o caminho até a versão 1.0 levará “alguns anos”.
Mesmo em sua forma atual, Hytale já conta com mais de 100 personagens não jogáveis (NPCs) e milhares de blocos e itens. No entanto, muitos deles ainda não estão devidamente configurados. O modo Aventura e os minijogos oficiais, que são partes centrais da proposta do jogo, não estarão disponíveis no lançamento inicial. Esses conteúdos serão adicionados conforme a base do jogo se estabilizar, e haverá uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento dos minijogos.
Enquanto isso, a comunidade poderá criar seus próprios servidores personalizados, minijogos e experiências. O sistema de modificação estará aberto desde o início, permitindo alterar tanto conteúdos quanto recursos do servidor. Mesmo jogadores sem conhecimento técnico poderão criar experiências próprias com facilidade. A equipe também planeja liberar o código do servidor nos próximos meses, promovendo ainda mais liberdade para os criadores.
Hytale, inicialmente desenvolvido pela Hypixel e adquirido pela Riot Games em 2020, retoma sua jornada como projeto independente, com o compromisso de fortalecer a comunidade e priorizar a criatividade desde o acesso antecipado.

