Hideo Kojima diz que cria jogos para dar às pessoas energia para viver e serem felizes

Durante sua participação no Lucca Comics 2025, o lendário diretor e roteirista Hideo Kojima compartilhou uma visão pessoal sobre o propósito de seus jogos. Ao lado dos atores Luca Marinelli (Neil Vana) e Alissa Jung (Lucy), de Death Stranding 2: On the Beach, o criador explicou que busca dar às pessoas energia para viver e encontrar felicidade por meio de suas obras.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Kojima contou que sua inspiração vem de experiências da infância, quando encontrava conforto e motivação em filmes e livros. “Quando criança, eu me sentia triste em relação ao mundo. Não havia bons modelos ao meu redor, mas os filmes me ajudavam. Os personagens, os diálogos, os temas… tudo isso me dava energia para seguir em frente. Então, hoje quero devolver isso às pessoas por meio dos meus jogos”, afirmou.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Segundo o desenvolvedor japonês, o que o move é a ideia de que um jogador possa se sentir inspirado e fortalecido depois de vivenciar suas histórias. “Se alguém jogar um dos meus jogos e, depois de alguns anos, pensar ‘quero continuar vivendo porque esse jogo me animou’, isso seria o mais gratificante que eu poderia sentir”, disse.

PUBLICIDADE

Kojima ressaltou ainda o poder imersivo dos videogames, destacando como eles se diferenciam de outros meios de entretenimento. “As pessoas passam centenas de horas jogando. Se elas se sentirem aliviadas do estresse, já fico feliz, mas quero ir além disso. Quero que sintam algo que possam levar para a vida real e que isso as torne mais felizes.”

Death Stranding 2: On the Beach mantém o legado de Kojima

O discurso do criador reflete a filosofia que guia Death Stranding 2: On the Beach, lançado em 26 de junho de 2025 para PlayStation 5, e que foi amplamente elogiado pela crítica. O jogo continua explorando temas como conexão humana, empatia e propósito, marcas registradas de Kojima Productions.

Com os direitos da franquia agora pertencendo novamente ao estúdio, é esperado que o título chegue também ao PC e, possivelmente, ao Xbox Series X|S em 2026, assim como aconteceu com o primeiro Death Stranding.

O propósito por trás da criação

Hideo Kojima encerrou sua fala reforçando que ainda busca atingir plenamente seu objetivo como criador, mas que cada novo projeto é um passo nessa direção. “Ainda não cheguei lá, mas é com esse pensamento que crio meus jogos. Quero dar algo que as pessoas possam levar consigo, algo que as faça querer continuar vivendo.”

Com essa declaração, o diretor reafirma o que muitos fãs já sentem: que seus jogos vão além do entretenimento, funcionando como mensagens de esperança e reflexão sobre a condição humana — um propósito que mantém Kojima como uma das figuras mais inspiradoras da indústria dos games.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.