Todo mundo já conhece a confusão toda entre Hideo Kojima e a Konami, mas quando será que os atritos entre o lendário designer e a companhia começaram? Parece que bem antes do que imaginávamos.
Ao que tudo indica, Kojima já sabia que seu nome seria apagado dos jogos da franquia Metal Gear bem antes de termos notado que o logo da Kojima Productions foi removido de Metal Gear Solid V: Phantom Pain, como é indicado numa missão de Metal Gear Solid V: Ground Zeroes. Nela, você tem que apagar o logotipo de todos os Metal Gear dirigidos por Kojima usando luz ultravioleta. Como vocês devem saber, outros jogos da franquia não dirigidos por ele também foram lançados, esses não devem ser apagados na missão, como é possível ver no vídeo abaixo:
O mais engraçado de tudo é que, após concluída a missão, o jogo diz que “você deve ser um fã dos jogos de Hideo Kojima” e toca uma mensagem do próprio Hideo Kojima dizendo “thank you for all your support”.
Obviamente, isso tudo é pura especulação, mas tendo em vista a remoção do nome de Kojima do jogo, é bem possível mesmo que ele tenha escondido esse protesto contra a Konami dentro de uma das missões do jogo. Será que agora que todo mundo descobriu isso, ela permanece ali?
Metal Gear Solid V: Phantom Pain chega ao PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One no dia 1º de setembro desse ano.