Kojima não pode falar nada referente a sua saída da Konami devido a um acordo contratual, mas isso não quer dizer que ele não possa falar algo acerca disso, não é mesmo?
Em entrevista ao The New Yorker, Kojima deu algumas declarações interessantes sobre a forma como a industria japonesa costuma trabalhar na produção de jogos. Segundo o próprio, esta mesma indústria sofreu severas mudanças no últimos anos, o que pode ter criado algum empecilho burocrático aqui, ou ali.
Uma das declarações deu a entender que a Konami não estava mais disposta a correr riscos a fim de produzir algo grande o suficiente para atingir um mercado de escala global, já outra dizia que “se você passa tempo demais focado em um lucro que esta parado na sua frente, o tempo vai deixa-lo para trás. Pode ser impossível conseguir alcança-lo novamente”.
Entretanto, a parte mais interessante da entrevista é com certeza o momento onde Kojima diz que a burocracia realmente atrapalha o trabalho dentro de grande companhias japonesas. Segundo ele, “cada pequena coisa necessita ser aprovada com antecedência, e você precisa de papelada pra tudo…Agora que sou independente, eu posso fazer meu trabalho com muito mais agilidade. Eu não preciso investir tempo em apresentações desnecessárias. Eu assumo o risco.”
Sentiram a cutucada? Pois bem, não para por ai. No fim ele ainda disse o seguinte: Quando eu estava em uma companhia, minhas declarações podiam ser interpretadas de várias maneiras diferentes. Dessa forma, eu não poderia dizer qualquer coisa.
É mais do que óbvio que Hideo Kojima não estava mais se adaptando ao modo como a Konami gerencia seus projetos. Talvez a melhor coisa que tenha acontecido a este gênio nipônico seja a sua saída da empresa, já que desta forma ele provavelmente vai conseguir fazer as coisas do jeito que acha melhor. Estamos na torcida por você, Kojimão!