Hideaki Itsuno revela o verdadeiro motivo para ter deixado a CAPCOM

O veterano desenvolvedor Hideaki Itsuno, conhecido por dirigir grandes sucessos da Capcom como Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma 2, revelou recentemente o motivo de sua saída da empresa após mais de duas décadas de colaboração. Em entrevista ao site VideoGamesChronicle, ele explicou que não queria passar o restante da carreira apenas repetindo continuações dessas duas franquias, apesar do carinho que tem por elas.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Segundo Itsuno, o estúdio sempre colocaria novos Devil May Cry e Dragon’s Dogma como prioridade máxima, o que o impediria de experimentar projetos diferentes. Como a produção de um jogo desse porte pode levar de quatro a cinco anos, o diretor avaliou que essa era sua última oportunidade de buscar algo inédito antes da aposentadoria.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Itsuno destacou que sua escolha foi influenciada tanto pela idade quanto pelo estado atual da indústria. Ele foi convidado a criar uma nova produção AAA pela LightSpeed Japan Studio, novo estúdio que já abriu escritórios em Tóquio e agora também em Osaka. Para o criador, essa era a chance perfeita de se desafiar em algo fora do ciclo de sequências que já havia concluído com sucesso em Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma 2.

PUBLICIDADE

Apesar de ter deixado a Capcom, Itsuno afirmou que não descarta a ideia de voltar a trabalhar com essas franquias em algum momento, mas reforçou que precisava dessa experiência criativa diferente enquanto ainda tinha tempo para realizá-la.

Outro ponto revelado na entrevista é que, após concluir Devil May Cry 5, Itsuno passou a buscar inspirações fora dos jogos de ação tradicionais. Ele citou que obras como Indiana Jones and the Great Circle o motivaram mais do que produções do mesmo gênero, ampliando sua visão sobre o que deseja criar em sua nova fase na indústria.

A saída de Itsuno segue um movimento comum entre veteranos da indústria que preferem trocar a estabilidade de grandes estúdios pela liberdade de desenvolver novas ideias. Com décadas de experiência e legados já consolidados, muitos desenvolvedores buscam exatamente o mesmo que Itsuno: a oportunidade de inovar antes da aposentadoria.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.