Hideaki Itsuno revela o verdadeiro motivo para ter deixado a CAPCOM

O veterano desenvolvedor Hideaki Itsuno, conhecido por dirigir grandes sucessos da Capcom como Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma 2, revelou recentemente o motivo de sua saída da empresa após mais de duas décadas de colaboração. Em entrevista ao site VideoGamesChronicle, ele explicou que não queria passar o restante da carreira apenas repetindo continuações dessas duas franquias, apesar do carinho que tem por elas.

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Segundo Itsuno, o estúdio sempre colocaria novos Devil May Cry e Dragon’s Dogma como prioridade máxima, o que o impediria de experimentar projetos diferentes. Como a produção de um jogo desse porte pode levar de quatro a cinco anos, o diretor avaliou que essa era sua última oportunidade de buscar algo inédito antes da aposentadoria.

Itsuno destacou que sua escolha foi influenciada tanto pela idade quanto pelo estado atual da indústria. Ele foi convidado a criar uma nova produção AAA pela LightSpeed Japan Studio, novo estúdio que já abriu escritórios em Tóquio e agora também em Osaka. Para o criador, essa era a chance perfeita de se desafiar em algo fora do ciclo de sequências que já havia concluído com sucesso em Devil May Cry 5 e Dragon’s Dogma 2.

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Apesar de ter deixado a Capcom, Itsuno afirmou que não descarta a ideia de voltar a trabalhar com essas franquias em algum momento, mas reforçou que precisava dessa experiência criativa diferente enquanto ainda tinha tempo para realizá-la.

Outro ponto revelado na entrevista é que, após concluir Devil May Cry 5, Itsuno passou a buscar inspirações fora dos jogos de ação tradicionais. Ele citou que obras como Indiana Jones and the Great Circle o motivaram mais do que produções do mesmo gênero, ampliando sua visão sobre o que deseja criar em sua nova fase na indústria.

A saída de Itsuno segue um movimento comum entre veteranos da indústria que preferem trocar a estabilidade de grandes estúdios pela liberdade de desenvolver novas ideias. Com décadas de experiência e legados já consolidados, muitos desenvolvedores buscam exatamente o mesmo que Itsuno: a oportunidade de inovar antes da aposentadoria.

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Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.