PUBLICIDADE
InícioGamesHackers fazem engenharia reversa do GamePad do Wii U e agora joystick...

Hackers fazem engenharia reversa do GamePad do Wii U e agora joystick funciona no PC

Um grupo de hackers conseguiu fazer o GamePad (um dos maiores trunfos do Wii U entrando nessa geração) ser reconhecido e funcionar no PC. Os resultados foram mostrados numa palestra chamada “Reverse engineering the Wii U Gamepad”, ou seja, fazendo a engenharia reversa do GamePad do Wii U.

PUBLICIDADE

O feito foi demonstrado num vídeo onde o autor do hack, Pierre Bourdon, jogava The Legend of Zelda: The Wind Waker num emulador de Game Cube (como vocês sabem, a emulação de Wii U no PC ainda é impossível) e depois brincava um pouco num App de desenho que aparecia diretamente na tela do PC. Infelizmente esse vídeo foi removido.

wii-u-game-pad

PUBLICIDADE

“Quando o Wii U foi lançado, alguns hackers de console e eu conversamos sobre usos em potencial para o GamePad. Entretanto, antes de poder usar esse dispositivo para poder controlar um robô ou um quadricópetro, o primeiro passo deveria entender o funcionamento de comunicação dele”.

De acordo com Bourdon, a Nintendo utiliza-se de um chip ARM (ou seja, da mesma família de processadores que os smartphones usam) no Wii U que pareia com um chip semelhante dentro do GamePad. O processo de transmissão de vídeo é feito por WiFi, mas encriptado pelos processadores para não ser facilmente emulável em outros dispositivos, o que acabou de acontecer.

Para quem quiser mais detalhes sobre o processo, aqui estão os slides da palestra e aqui está a documentação do processo. Eu sinceramente acho que isso vai ser aproveitado por bem pouca gente, como pesquisadores ou desenvolvedores de apps específicos, como aconteceu quando o Kinect começou a ser “emulado” por computadores.

PUBLICIDADE

4 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.