A cena de desbloqueio e desenvolvimento independente de programas para consoles andava meio parada desde o lançamento do PlayStation 4 e do Xbox One devido à falta de maneiras de se explorar o potencial dos consoles, que está bloqueado por trás de um sistema operacional supostamente sólido. Ao que tudo indica, isso está para mudar, já que o desenvolvedor Cturt (@Cturte no Twitter) descobriu um exploit (falha de sistema operacional) que provavelmente permitirá o desbloqueio do console para que ele rode aplicativos criados em casa (os homebrews).
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Até o momento, não há nenhuma prova de que o exploit, de fato, funciona, mas ao que tudo indica, ele trabalha com uma brecha de segurança encontrada em versões do PlayStation 4 que ainda rodam a versão do sistema operacional 1.76 (já ultrapassamos a 2.0 no momento). Como há uma grande escassez de detalhes, não se sabe se esse exploit também funciona com versões atuais do sistema operacional, o que seria muito mais útil, já que uma parcela ínfima das pessoas realmente deixa de atualizar seu console na espera de um desbloqueio.
PS4 kernel exploit finally working! Thanks to everyone involved!
— CTurt (@CTurtE) December 6, 2015
Ainda é bastante cedo pra sabermos o que isso representa, mas, como em Tweets anteriores, CTurt estava procurando um PlayStation 4 com a versão do Firmware em 1.76, é provável que esse desbloqueio infelizmente não siva pra quase ninguém.
De qualquer forma, desbloquear o console pode acabar sendo um processo difícil e que pode acabar também resultando em represálias da Sony, como o banimento do console das funções online, além da perda de garantia. Como a maioria dos jogos atualmente tem um componente online importante, eu nem sei se realmente vale a pena fazer esse tipo de desbloqueio.
O que vocês acham? Deixem seus comentários!