Uma semana após ter sido lançado, a Daybreak Games anunciou que H1Z1, o seu battle royale de sobrevivência com zumbis, passa a ser gratuito.
Depois de quase 3 anos em acesso antecipado no Steam a versão 1.0 do jogo havia sido lançado no dia 28 de fevereiro, juntamente com o modo Auto Royale, que é a basicamente um battle royale com carros.
Confira o vídeo de anúncio abaixo:
A mudança claramente é um movimento estratégico para tentar competir com o sucesso de PlayerUnknown’s Battlegrounds e Fortnite, que estão dominando o gênero. Segundo dados do SteamCharts a média de jogadores de H1Z1 nos últimos 30 dias foi de cerca de 7 mil, agora com poucas horas que o game foi liberado gratuitamente ele já atingiu um pico de 20 mil jogadores.
Anteriormente o melhor mês do jogo tinha sido julho de 2017, quando alcançou a marca 150 mil usuários , com uma média de 86 mil jogadores por mês, mas a medida que os seus concorrentes foram ganhando força, a base de jogadores foi caindo vertiginosamente e agora teve o seu primeiro aumento.
Já que agora o jogo está gratuito, a única forma de monetização será feita através de microtransações que estão relacionadas apenas com itens cosméticos. Os jogadores que compraram o game em qualquer momento desses 3 anos receberão o pacote “H1Z1 Appreciation Pack”, que incluirá os itens: Gasrunner Hoodie, Bloom Survivor T-Shirt, Splinter Camo ARV 10.000 Skulls e 10 Victory Crates.
Aproveitando esse anúncio, a Daybreak também revelou a nova Pro League de H1Z1, que contará com 15 equipes profissionais que incluem Cloud9, CLG, TSM, Echo Fox e outros times famosos. O primeiro evento já será realizado no dia 21 de abril em Las Vegas, Nevada.