GTX 1650 Super e RX 570 ainda rodam Battlefield 6, mas no limite

Em meio a lançamentos de placas de vídeo cada vez mais caras, muitos jogadores se perguntam se é possível aproveitar títulos modernos sem gastar uma fortuna em hardware. Com preços nas alturas nas últimas gerações de GPUs, a faixa intermediária foi empurrada para patamares impensáveis há alguns anos. No entanto, o teste de Battlefield 6 mostra que algumas placas antigas, como a GTX 1650 Super e a RX 570, ainda conseguem entregar jogabilidade — mesmo que no limite.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Placas antigas ainda têm fôlego em Battlefield 6

O canal RandomGamingHD, conhecido por testar jogos em placas mais acessíveis, publicou um vídeo recente mostrando o desempenho do novo Battlefield 6 nessas duas GPUs veteranas. A primeira é a GeForce GTX 1650 Super, lançada em 2019 com 4 GB de VRAM e barramento de 128 bits. Na época, já era vista como uma opção de entrada, mas seu chip Turing (TU117) ainda consegue se manter útil em 2025.

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

A segunda placa é a Radeon RX 570, baseada na arquitetura Polaris 20 e lançada em 2017. Apesar da idade, ela conta com um barramento de 256 bits, o que lhe dá alguma vantagem em largura de banda. Foi uma das placas mais populares durante o boom das criptomoedas e continua presente em muitos setups de baixo custo.

PUBLICIDADE

YouTube video

Surpreendentemente, Battlefield 6 foi otimizado para rodar bem em GPUs intermediárias, sem exigir tecnologias pesadas como ray tracing ou path tracing para uma boa experiência. O jogo oferece suporte a diversos métodos de upscaling e geração de quadros, o que ajuda a ampliar a base de jogadores com máquinas mais modestas.

Nos testes com um Intel Core i5-12400F, ambas as placas conseguiram atingir entre 50 e 60 FPS em 1080p com tudo no mínimo. No entanto, os 4 GB de VRAM da GTX 1650 Super e os drivers mais limitados da RX 570 já mostram suas restrições. Métodos como FSR ou XeSS trazem ganhos mínimos ou até reduzem a performance, enquanto o Frame Generation apresenta resultados inconsistentes — chegando a mais de 100 FPS, mas com sensação irregular de fluidez.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.