O desenvolvimento de GTA VI passou por três recomeços até alcançar sua versão atual, segundo um novo vazamento divulgado por fontes ligadas à produção do jogo. As informações indicam que a Take-Two Interactive rejeitou os três primeiros conceitos apresentados pela Rockstar Games, considerando-os inadequados para o projeto.
Primeiras versões de GTA VI não agradaram à Take-Two
A primeira proposta de história seria um thriller policial protagonizado por três personagens distintos, em desenvolvimento até o fim de 2016. A editora considerou o tom do roteiro “muito sombrio” e optou por cancelar o projeto. A segunda tentativa trouxe dois protagonistas — uma policial e um ajudante de um traficante — mas também foi descartada, mesmo após 18 meses de produção. A terceira versão trocou a policial por um ex-soldado afro-americano, recém-libertado da prisão e envolvido no submundo do crime. Esse conceito também não foi aprovado e foi encerrado em março de 2019.
Saída de Dan Houser pode ter ligação com os cancelamentos
Após os cancelamentos sucessivos, o roteirista e cofundador da Rockstar, Dan Houser, teria se afastado temporariamente da produção e, pouco tempo depois, anunciado sua saída definitiva da empresa. Embora os motivos não tenham sido confirmados oficialmente, o ritmo exaustivo e a pressão criativa parecem ter influenciado sua decisão. A saída de Houser marcou o fim de uma era para a Rockstar, responsável pelos roteiros de títulos como Red Dead Redemption e GTA V.
Versão final parece ter mantido elementos anteriores
Apesar das mudanças, a versão final de GTA VI mantém a estrutura de múltiplos protagonistas, com foco em Lucia e Jason, cujas histórias giram em torno do universo criminal de Vice City. A longa e turbulenta fase de desenvolvimento explica, em parte, o tempo elevado entre o lançamento de GTA V e a sequência. O jogo está previsto para 2025, com promessa de ser o maior projeto já realizado pela Rockstar.