GTA Tokyo quase aconteceu segundo ex-desenvolvedor da Rockstar

Um ex-desenvolvedor da Rockstar Games revelou que a franquia Grand Theft Auto esteve perto de ganhar um título ambientado em Tóquio. Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, confirmou em entrevista ao GamesHub que um estúdio japonês quase foi responsável por adaptar o código da Rockstar para desenvolver GTA: Tokyo, mas o projeto acabou sendo cancelado antes de sair do papel.

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A franquia sempre esteve fortemente ligada a versões fictícias de cidades norte-americanas, como Liberty City (Nova York), Vice City (Miami) e San Andreas (Califórnia). A última vez que a série se distanciou dos Estados Unidos foi em 1999, com GTA: London. Desde então, os jogos têm mantido o foco em territórios dos EUA, tanto por motivos culturais quanto comerciais.

GTA em outras cidades internacionais foi discutido, mas descartado

Segundo Vermeij, a Rockstar também chegou a cogitar cenários como Moscou, Rio de Janeiro e Istambul para novos jogos da franquia. No entanto, nenhuma dessas ideias avançou. Ele explica que, com o crescimento financeiro da série e o peso das expectativas, a produtora optou por continuar apostando em ambientes já consagrados pelo público.

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“É fácil pensar nessas ideias malucas, mas quando você tem bilhões envolvidos, a decisão acaba sendo voltar ao que já sabemos fazer. Os Estados Unidos são o centro da cultura ocidental, então até quem nunca foi para lá já tem uma imagem mental dessas cidades”, disse o ex-dev.

Vermeij também comentou sobre o desejo de alguns fãs de ver regiões como Caribe ou Colômbia sendo exploradas em GTA 6, especialmente com temáticas como tráfico de drogas. Embora considere a proposta interessante, ele acredita que o estúdio não seguirá por esse caminho, por conta do trabalho extra que exigiria em troca de pouco retorno.

Com GTA 6 em desenvolvimento e ambientado novamente nos Estados Unidos, é improvável que a franquia se afaste de seu território habitual, mesmo que ideias como GTA: Tokyo tenham sido consideradas no passado.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.