Um ex-desenvolvedor da Rockstar Games revelou que a franquia Grand Theft Auto esteve perto de ganhar um título ambientado em Tóquio. Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, confirmou em entrevista ao GamesHub que um estúdio japonês quase foi responsável por adaptar o código da Rockstar para desenvolver GTA: Tokyo, mas o projeto acabou sendo cancelado antes de sair do papel.
A franquia sempre esteve fortemente ligada a versões fictícias de cidades norte-americanas, como Liberty City (Nova York), Vice City (Miami) e San Andreas (Califórnia). A última vez que a série se distanciou dos Estados Unidos foi em 1999, com GTA: London. Desde então, os jogos têm mantido o foco em territórios dos EUA, tanto por motivos culturais quanto comerciais.
GTA em outras cidades internacionais foi discutido, mas descartado
Segundo Vermeij, a Rockstar também chegou a cogitar cenários como Moscou, Rio de Janeiro e Istambul para novos jogos da franquia. No entanto, nenhuma dessas ideias avançou. Ele explica que, com o crescimento financeiro da série e o peso das expectativas, a produtora optou por continuar apostando em ambientes já consagrados pelo público.
“É fácil pensar nessas ideias malucas, mas quando você tem bilhões envolvidos, a decisão acaba sendo voltar ao que já sabemos fazer. Os Estados Unidos são o centro da cultura ocidental, então até quem nunca foi para lá já tem uma imagem mental dessas cidades”, disse o ex-dev.
Vermeij também comentou sobre o desejo de alguns fãs de ver regiões como Caribe ou Colômbia sendo exploradas em GTA 6, especialmente com temáticas como tráfico de drogas. Embora considere a proposta interessante, ele acredita que o estúdio não seguirá por esse caminho, por conta do trabalho extra que exigiria em troca de pouco retorno.
Com GTA 6 em desenvolvimento e ambientado novamente nos Estados Unidos, é improvável que a franquia se afaste de seu território habitual, mesmo que ideias como GTA: Tokyo tenham sido consideradas no passado.

