A franquia GTA chegou às 125 milhões de cópias vendidas no mundo todo desde o primeiro lançamento da série, GTA, em 1997. Isso são 11 milhões a mais do que o valor anunciado no ano passado, algo impressionante, considerando que os únicos jogos lançados até então foram ports para o iOS e para o Android.
O campeão de vendas da franquia é GTA IV, que conta com 1/5 das vendas da franquia. Para você que faltou a aula de frações da terceira série, isso dá 25 milhões de cópias. De acordo com Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, um dos principais motivos da série fazer sucesso há tanto tempo é a ausência de lançamentos anuais do jogo, o que ajuda os desenvolvedores a renovarem um pouco as ideias, em vez de ficar sempre na pressão de criar conteúdo novo.
A comparação óbvia que se faz nesse momento é com Call of Duty e Zelnick não deixou de comentar sobre a estratégia da companhia, dizendo que eles certamente pensam de uma forma diferente. Eu particularmente sou à favor da estratégia adotada pela Take Two, um pouco por nostalgia (já que antigamente a gente ficava tempo pra caramba esperando a sequência daquele jogo bom, em vez de ter uma versão nova a cada ano e praticamente só renovar as parcelas do cartão de crédito enviadas à essa empresa) e bastante pelo argumentado por ele. Uma porrada de franquias já foram exauridas com esses constante lançamentos. Não parece ser o caso de Call of Duty, mas será que eles simplesmente só são a exceção?