Não demorou muito para que o simpático Pokemon Go criasse algum tipo de desconforto em países mais tradicionais. Dessa vez, o game mobile mais comentado dos últimos tempos despertou o interesse de um grupo de líderes Islâmicos da Túrquia por “zombar” de lugar sagrados.
Segundo o o grupo Diyanet-Sen, uma união turca de imames e líderes espirituais, o fato do aplicativo incentivar que pessoas visitem pontos sagrados com o intuito de capturar Pokémons é no mínimo, desrespeitoso, além de descaracterizar o significado desses lugares conhecidos como marcos de peregrinação de muitos fieis pelo mundo todo.
De fato, o argumento é válido. Por mais estranho que possa parecer para uma cultura como a nossa, onde locais sagrados como igrejas e templos não possuem tanto significado para a maioria da população, A Turquia possui um forte culto islâmico que pensa exatamente o contrário. Dessa forma, o desrespeito às tradições esta fazendo com que algumas pessoas comecem a considerar o banimento de Pokémon Go por lá.
Resta saber agora como os desenvolvedores vão lidar com essa delicada situação. Eu não gostaria de ver conflitos armados causados por causa de um aplicativo, e vocês?