Governo britânico descriminaliza a pirataria de jogos, músicas e filmes para usuários

O governo britânico acaba de jogar uma bomba na cabeça de quem é à favor de punições mais severas para quem pratica a pirataria. À partir de 2015, todas as pessoas que forem pegas compartilhando arquivos receberão quatro cartas informando sobre o quão danosa essa atividade pode ser aos criadores de conteúdo, mas caso essas cartas sejam ignoradas, nenhuma outra atitude será tomada pelo governo.

O arranjo, chamado de Programa Voluntário de Alerta de Direitos Autorais (Voluntary Copyright Alert Programme) é o resultado de anos de debates com provedores de internet, políticos britânicos e a indústria de filmes e de música.

O VCAP (abreviação do nome do comitê) irá substituir todas as políticas atuais de anti-pirataria pela citada acima. Até então, as políticas adotadas pelo governo da Grã Bretanha iam de cortar a conexão de quem compartilhasse arquivos a manter uma base de dados com os nomes e endereços de todos os “pirateiros” pegos.

O representante da associação de músicos da Grã Bretanha comentou que a VCAP tem o objetivo de alertar pais e donos de residência sobre o que tem acontecido com a conexão dessas pessoas, pois elas estão sendo usadas para causar prejuízos para artistas, desenvolvedores e outros criadores de conteúdo. Segundo ele, o objetivo da VCAP é tentar mudar a mentalidade das pessoas, que preferem piratear arquivos a obter-los de maneira legal.

Apesar dessa mudança de política, as autoridades britânicas continuarão trabalhando para fechar sites que façam o compartilhamento de arquivos. Numa analogia bem ruim, é como o combate ao tráfico de drogas aqui no Brasil, o usuário não é culpado, apenas o traficante.

Segundo uma agência de estatística do Reino Unido, um quarto dos downloads do país são pirataria, um número bem menor do que eu imaginava que seria.

[poll id=”6″]

Publicado por
Tags: pirataria

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade