Ghost of Yōtei – Viagens no tempo foram cortadas durante o desenvolvimento

A mecânica de viagens no tempo em Ghost of Yōtei quase teve um escopo muito mais amplo do que o que chegou ao público no jogo final do PlayStation 5. A Sucker Punch passou anos desenvolvendo uma função que permitiria à protagonista Atsu alternar entre o presente e o passado em praticamente qualquer ponto do mapa, mas o recurso acabou sendo reduzido drasticamente por limitações de produção.

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Atualmente, o jogo mantém a ideia, mas de forma limitada: ao interagir com o touchpad, o jogador acessa memórias da infância de Atsu em momentos específicos. Essas cenas mais íntimas contrastam diretamente com o presente marcado por violência, no qual a personagem se torna uma guerreira solitária em busca de vingança.

Sistema de viagens no tempo sobrecarregaria a produção

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Durante uma conversa com Vince Gilligan, criador de Breaking Bad, o diretor criativo Jason Connell revelou que a proposta das viagens no tempo foi apresentada nos primeiros estágios do projeto e empolgou toda a equipe. A intenção era permitir transições livres entre dois períodos temporais, reforçando a carga emocional da narrativa ao mostrar o que Atsu perdeu ao longo dos anos.

No entanto, a execução do sistema exigiria a criação de duas versões para quase todas as áreas do jogo. Isso implicaria em dobrar o volume de arte, animações e scripts, além de exigir uma quantidade muito maior de conteúdo narrativo. Após anos tentando viabilizar a ideia, o estúdio concluiu que seria inviável mantê-la em grande escala sem comprometer a qualidade geral do projeto.

Connell afirmou que, embora a decisão tenha sido difícil, limitar as viagens temporais a momentos chave foi a forma mais segura de preservar a consistência do jogo. Segundo ele, se os saltos no tempo fossem liberados sem restrições, a mecânica acabaria perdendo impacto narrativo.

Ghost of Yōtei tem sido comparado frequentemente com Assassin’s Creed Shadows, tanto no estilo quanto no uso de elementos históricos. A discussão sobre suas mecânicas cortadas evidencia a ambição por trás do título, mesmo que nem tudo tenha sido entregue no produto final.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.