Em entrevista ao site VideoGamesChronicle, os diretores de Ghost of Yotei garantiram que a nova aventura terá um mundo ainda mais variado e dinâmico, incentivando a exploração e a liberdade do jogador.
De acordo com estimativas do site HowLongToBeat, o primeiro jogo da série levava cerca de 25 horas para ser finalizado apenas com a história principal. Jogadores que exploravam as missões secundárias podiam chegar a 46 horas de campanha, enquanto quem buscava completar 100% do conteúdo gastava mais de 60 horas. Com base nos comentários da equipe criativa, espera-se que Ghost of Yotei siga essa mesma média de tempo de jogo, mas com uma sensação ainda maior de imersão.

Jason Connell, co-diretor do projeto, explicou que a ideia foi evoluir a forma como o jogador experimenta o mundo do jogo. Para ele, mais importante do que inovar no tamanho do mapa ou no número de atividades é oferecer liberdade genuína para que o jogador decida seu próprio caminho. Segundo Connell, a escolha de ambientar a história em Hokkaido trouxe novas possibilidades para ampliar a variedade de opções de exploração.
Já Nate Fox, também diretor, reforçou que o maior encanto do gênero mundo aberto está na liberdade de escolha: o momento em que o jogador avista algo interessante ao longe e decide, por conta própria, se desviar da missão principal para investigar. Essa filosofia deve guiar toda a experiência de Ghost of Yotei.