A The Coalition revelou que Gears of War: E-Day, próximo título da franquia, será o jogo mais ambicioso que o estúdio já produziu. Previsto para 2026, o prequel trará Marcus Fenix e Dom Santiago enfrentando os Locust pela primeira vez, e marcará o retorno da saga às suas raízes, aproveitando as tecnologias da Unreal Engine 5 para oferecer uma experiência nova, mas fiel ao que os fãs esperam da série.
Sem uma data exata de lançamento definida até o momento, o estúdio comentou sobre o projeto em um artigo de fim de ano publicado no site oficial do Xbox. Mike Crump, diretor da The Coalition, destacou que o jogo foi totalmente construído do zero, com o objetivo de “parecer Gears, mas jogar como algo novo”. Segundo ele, o lançamento também servirá para comemorar os 20 anos da franquia em 2026.
Prequel vai recontar o primeiro contato com os Locust

Anunciado oficialmente em 2024, Gears of War: E-Day será um prelúdio da trilogia original e mostrará o início da guerra contra os Locust. O jogo promete aprofundar a relação entre Marcus e Dom em um cenário mais sombrio e tenso, que se conecta diretamente ao “Dia da Emergência”, evento citado diversas vezes nos jogos anteriores.
Apesar do entusiasmo da equipe, nenhum novo trailer ou gameplay foi divulgado desde a revelação inicial. Mesmo assim, a promessa é de que E-Day será a melhor porta de entrada para novos jogadores, ao mesmo tempo em que entregará nostalgia e inovação para os veteranos da franquia.
Gears of War segue como uma das séries mais emblemáticas dos consoles Xbox, com cinco títulos principais e diversos spin-offs desde 2006. Gears 5, lançado em 2019, foi a última entrada principal da série, mas ainda não há confirmação de uma continuação direta.

