Gearbox revela por que Borderlands 4 não contará com armas da Hyperion

A Hyperion, uma das marcas de armas mais icônicas da franquia Borderlands, estará praticamente ausente em Borderlands 4. Conhecida por suas armas que se tornavam mais precisas quanto mais tempo o jogador segurava o gatilho, a fabricante foi retirada por decisão criativa da Gearbox, tanto por razões de jogabilidade quanto por questões narrativas.

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Mecânica de tiro não funcionava bem no novo ritmo de gameplay de Borderlands 4

Em entrevista ao site Restart, o diretor criativo associado Grant Kao explicou que o comportamento característico das armas Hyperion — início com baixa precisão que melhorava gradualmente — já não se encaixava bem no estilo de combate de Borderlands 4. Segundo Kao:

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“O comportamento da Hyperion exigia que você descarregasse pelo menos metade do pente para atingir a precisão ideal. Apesar de tecnicamente eficaz, isso não proporcionava uma boa sensação de gameplay.”

Com o foco em tiroteios mais dinâmicos e responsivos, a equipe considerou que esse tipo de progressão de precisão quebrava o ritmo das lutas, reduzindo a sensação de impacto imediato que os jogadores esperam.

Queda de Handsome Jack também derrubou a Hyperion

Além da jogabilidade, a narrativa de Borderlands 4 também justificou a retirada da Hyperion. A marca, fortemente ligada ao vilão Handsome Jack, perdeu força após sua queda nos jogos anteriores. Como explica Kao, não fazia sentido que a Hyperion continuasse relevante dentro do universo da franquia após o colapso de seu império.

Com isso, outras fabricantes ganham destaque em Borderlands 4, como a Maliwan e a nova e misteriosa Order, que terá importância central na trama.

Borderlands 4 será lançado em 12 de setembro para PS5, Xbox Series X|S e PC. A versão para Nintendo Switch 2 chega em 3 de outubro. Jogadores que fizerem a pré-venda terão acesso a bônus exclusivos no lançamento.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.