A gamescom latam possui, desde sua primeira edição no Brasil, o compromisso com a acessibilidade e a inclusão de PcDs no cenário gamer. Como parte de suas ações, logo em sua segunda edição, o evento vai receber a Copa PcD, também conhecida como Copa Machadinho, que acontece no domingo, 4 de maio, na gamescom latam e-sports arena sponsored by Claro.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
O torneio, idealizado por Gabriel “Machadinho” e Jéssyka “Suuhgetsu”, para promover a inclusão e dar visibilidade aos jogadores PcDs, tem como objetivo inspirar outras pessoas a enxergar nos games um espaço de acolhimento e representatividade. Machadinho já realizou a Copa PcD em parceria com o Teleton e levou oito gamers PcDs ao palco da CCXP para jogar Valorant. “A inclusão não pode ser apenas um discurso, precisa ser uma prática real. Com a nossa parceria com a gamescom latam e a AbleGamers Brasil, estamos dando mais um passo para tornar os games acessíveis a todos, sem exceção”, menciona Alessandro Ferreira, CEO da Red Button, organizadora da Copa PcD.
Influencer e gamer, Machadinho comentou: “Ver a Copa PcD crescendo e chegando a eventos como a gamescom é emocionante!”. Referente ao avanço das ações de acessibilidade, pontuou, “é a prova de que a acessibilidade nos games está avançando e que mais pessoas estão se unindo para tornar essa indústria verdadeiramente inclusiva”.
Além do próprio Machadinho, muitos criadores de conteúdo marcarão presença no evento, entre eles: Suuhgetsu, Gabriel ou Maizena, Laís, Noizess (Victor), Noobzim, Naninho, Wezz_Souz, Wil, PirataX (Mateus Troppa), Killa, Mila Ayleen e Raphael (O Cara da Libras), todos confirmados para o domingo, 4 de maio.
Ainda como parte das iniciativas inclusivas, a gamescom oferece o “ingresso social”. Na compra do ingresso diário, uma quantia de 10 reais será doada para as instituições AbleGamers Brasil e SOS Mata Atlântica, enquanto o ingresso de 4 dias tem 40 reais de doação já incluídos no valor final. Quem desejar contribuir com uma quantia diferente poderá fazê-lo por meio do link de doação disponibilizado pela organização ou via PIX para o endereço de e-mail da AbleGamers Brasil. Para mais informações e compra de ingressos, acesse o site oficial do evento.
No dia 3 de maio, o grupo compartilhará no evento o trailer oficial da nova temporada, com spoilers das novas dinâmicas, regras e mundo; realizará uma apresentação no palco da gamescom com detalhes da série e também anunciará a data oficial de lançamento. Quem comparecer ao painel de Creative Squad verá em primeira mão a nova intro da temporada e, se for inscrito do canal, poderá ainda participar de uma sessão de perguntas e respostas exclusiva.
Além disso, uma sessão de meet & greet está confirmada com membros da Creative Squad. A sessão acontecerá no dia 1 de maio e contará com a participação de todos os integrantes do grupo. Detalhes e o horário serão compartilhados em breve nos canais oficiais da gamescom latam.