GamesFumito Ueda acredita que a era das mecânicas inéditas nos jogos acabou

Fumito Ueda acredita que a era das mecânicas inéditas nos jogos acabou

Fumito Ueda, diretor conhecido por obras aclamadas como Shadow of the Colossus, Ico e The Last Guardian, reacendeu um debate importante no mundo dos games ao afirmar que a era das novas mecânicas nos jogos está chegando ao fim. A mecânica de jogo foi por muito tempo o elemento central para definir a identidade e o sucesso de um título, mas, para o criador japonês, a indústria já não precisa inovar tanto nesse aspecto para conquistar os fãs.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao portal japonês DefamicoGamer, Ueda comentou que, ao ver o novo jogo do criador de Katamari, To a T, sentiu que não é mais obrigatório entregar dispositivos ou mecânicas totalmente inéditas em cada jogo. Segundo ele, mesmo mecânicas já conhecidas podem ser aprimoradas e combinadas com narrativa, arte e sensação de jogo para criar algo que ainda parece novo para o jogador.

Fumito Ueda acredita que a era das mecânicas inéditas nos jogos acabou

PUBLICIDADE

Ainda segundo Ueda, mesmo que um jogo não traga nenhuma mecânica inédita, o que importa é o quão bem essas mecânicas já conhecidas são trabalhadas. A sensação do jogador ao controlar os personagens, a direção de arte e a maneira como esses elementos são entrelaçados com a história podem fazer toda a diferença para um título se destacar. Ele exemplifica que “é melhor aprimorar as mecânicas existentes do que inventar algo completamente novo”.

O exemplo recente citado por muitos fãs foi Lies of P, jogo que claramente se inspira em mecânicas já consagradas de outros títulos do gênero. Porém, a forma como o sistema de personalização de armas é inserido no combate, na narrativa e no universo visual do jogo, fez com que a experiência fosse sentida como única, mesmo sem reinventar conceitos.

O próximo jogo de Ueda pode seguir esse caminho

As declarações de Ueda ganham ainda mais peso quando lembramos que ele está trabalhando em um novo projeto, anunciado com um trailer no The Game Awards. O jogo sem título oficial remete bastante a Shadow of the Colossus, e muitos fãs se perguntam como o diretor vai aplicar sua filosofia de “afiar” mecânicas conhecidas para entregar algo que surpreenda, sem depender de invenções radicais.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.