Games

Frostpunk – Como Sobreviver à Última Tempestade

Passar pela última tempestade em Frostpunk pode ser um desafio e tanto! O game da 11 bit studios permite que você jogue em diferentes cenários, e você desbloqueará diversos locais conforme vai avançando na trama. Cada cenário tem o seu próprio background, enredo e configurações.

A primeira cena disponível, por exemplo, tem o título de “Uma Nova Casa”, e você será responsável por liderar um grupo de londrinhos para fora da cidade, dando a orientação necessária para que eles tenham um lugar para morar em uma nova área, uma boa alimentação, carvão para mantê-los aquecidos, etc.

Existem três cenários diferentes no jogo: nos dois primeiros, você consegue entender bem como a trama funciona, enquanto no último você enfrenta uma tempestade catastrófica que vai baixar a temperatura para -65 graus! Neste guia, você confere tudo o que precisa saber para sobreviver à última tempestade de Frostpunk.

Como saber quando a tempestade está chegando

A última tempestade em Frostpunk é um evento que será desbloqueado mais cedo ou mais tarde, dependendo das suas escolhas no game. O desafio irá começar quando seu povo encontrar Winterhome através de um homem que está quase morrendo, ou através dos seus próprios escoteiros, que descobrem o lugar antes do dia 15.

  • Ao explorar, não entre em Winterhome, a menos que queira enfrentar a tempestade mais cedo do que deveria.

De qualquer forma, você saberá que a tempestade está chegando quando um grupo de refugiados de Frostland começar a chegar na sua cidade. São eles que avisarão o seu povo que uma tempestade se aproximar. Por isso, esse deve ser o primeiro sinal de que você precisa começar a se preparar.

Como se preparar para a última tempestade de Frostpunk

A preparação para a última tempestade de Frostpunk determinará se você irá sobreviver ou ver todo o seu povo congelar até a morte. Este evento final será o mais difícil de todos até agora. As pessoas começarão a se revoltar e os níveis de descontentamento aumentarão, o que significa que, mesmo se você controlar as baixas temperaturas, ainda pode ser expulso pelas pessoas devido aos altos níveis de descontentamento. Portanto, não subestime isso.

O carvão é fundamental para a sobrevivência

Se você chegar até aqui, sabe da importância do carvão. Afinal, este material alimenta o gerador que aquece edifícios, centros de vapor e qualquer coisa que você tenha feito na cidade. No entanto, a temperatura fica muito, mas muito baixa na tempestade final, então você precisará de mais carvão do que nunca.

Para ter certeza de que você conseguirá coletar todo o carvão que precisa, envie seus escoteiros para investigar a mina de carvão e estabelecer um posto avançado por lá. Isso lhe dará 800 de carvão a cada 24 horas. Você só pode ter dois postos avançados por cidade, então o outro é com você. Aqui estão todas as opções:

  • Winterhome: fornece 150 peças de madeira. Isso é útil para o final do jogo, principalmente se você também tiver um forno a carvão (que transforma a madeira em carvão).
  • The Fishing Village: fornece 100 alimentos crus a cada duas horas (também muito útil para o final do jogo).
  • Tesla City: fornece Núcleos de Vapor (útil se você planeja enviar robôs para trabalharem nos edifícios ao invés de trabalhadores humanos)
  • Dreadnought Icebound: fornece à sua cidade 100 de aço por dia.

Se você estiver correndo contra o tempo, também pode obter mais carvão simplesmente explorando as minas. Apenas certifique-se de construir Postos de Coleta para tornar as coisas mais fáceis para os seus trabalhadores. Além disso, atualize seus depósitos de recursos para ter armazenamento de carvão suficiente.

A quantidade exata de carvão para sobreviver à tempestade varia de acordo com a quantidade de carvão que sua cidade consome. Mas se você precisar de uma média, tente ter, pelo menos, 7.000 unidades de carvão disponíveis.

Não se esqueça da comida

Assim que a tempestade chegar e começar a esfriar, a maioria dos seus prédios não conseguirá mais produzir comida. Por isso, você precisará estocar rações; cerca de 3.000 rações darão conta do recado (esse número, é claro, irá variar de acordo com o número de pessoas que você tem morando em sua cidade).

  • Lembre-se: é inútil ter uma grande quantidade de alimentos crus se você não poder cozinhá-los. Portanto, certifique-se de estocar apenas rações.

Seja um ditador

Isso pode parecer um pouco babaca, afinal, sua população lutou muito para chegar até aqui, e a última coisa que eles precisam é de um ditador autoritário no comando (na verdade, isso é a última coisa que qualquer pessoa precisa). No entanto, depois de desbloquear a “Nova Ordem” ou a “Nova Fé” no Livro de Leis, você será capaz de introduzir o totalitarismo na cidade ao assinar as leis de Juramento de Lealdade, Persuasão Forçada ou Protetor da Verdade. Isso selará a barra da esperança, então você não precisará se preocupar em fazer coisas que diminuirão a esperança do seu povo.

Assim que você começar a jogar Frostpunk, verá que tudo o que você fizer afetará a forma como a sua população o vê, e você deseja, claro que te vejam como um líder confiável. Entretanto, o jogo fará com que você tome decisões difíceis, então não ter que se preocupar com diminuir a esperança é, sem dúvida, uma vantagem.

Pesquise, pesquise e pesquise

Você não conseguirá ir muito longe no jogo se não pesquisar novas tecnologias. Para sobreviver à última tempestade de Frostpunk, você precisa ter desbloqueado:

  • Upgrade III para o Gerador de Energia: Esta é a última atualização para o gerador.
  • Upgrade III do Alcance do Gerador: estende a zona de calor do gerador.
  • Aquecedores Avançados: aumentam a temperatura nos edifícios que possuem aquecedores.
  • Segurança do Gerador: o estresse do gerador aumentará 25% mais devagar e cairá 25% mais rápido.
  • Casas
  • Enfermaria

Considere fazer robôs

Esses robôs podem trabalhar dia e noite e não serão afetados pelo frio. No entanto, os chamados Automatons terão uma eficiência de apenas 60% e precisarão de carvão para funcionar. Ainda assim, se você tiver carvão o suficiente, pode apostar nessas máquinas para fazer a coleta de carvão, fazendo com que o armazenamento desse recurso aumente o dia todo.

  • Se você pesquisar a tecnologia Automatons Médicos, poderá também utilizar essas máquinas em Postos Médicos e Enfermarias, o que libera os seus trabalhadores e faz com que as pessoas fiquem em casa quando a tempestade chegar. Você pode melhorar ainda mais esses robôs ao pesquisar a Integração do Automaton Médico, tornando essas máquinas 20% mais eficientes.

Se você planeja usar esses robôs, terá que construir uma Oficina, ter Núcleos de Vapor, madeira e aço suficientes e pesquisar novas tecnologias para aumentar sua produtividade.

Foque na saúde das pessoas

Depois que a tempestade chegar, você não poderá fazer muito além de esperar passar. No entanto, como as temperaturas irão cair drasticamente, as pessoas começarão a ficar doentes. Para contornar esse problema, pesquise tecnologias relacionadas à saúde, como:

  • Enfermaria: Desbloqueia um novo prédio que tem uma capacidade maior para pacientes. Aqui, as pessoas doentes serão tratadas de forma mais rápida (quando comparado com postos médicos), e pessoas com doenças gravas também poderão receber cuidados.
  • Checklist da Enfermaria: cura as pessoas 15% mais rápido.
  • Mecanização da Enfermaria: enfermarias funcionarão com menos engenheiros.
  • Isolamento de Saúde I e II: prédios relacionados à saúde, como postos médicos, enfermarias, casas de cura e casas de assistência, ficarão mais quentes.

Ainda existem certas leis que você pode aprovar e que ajudarão muito na hora de tratar pessoas. São elas:

  • Superlotação (Lei de Adaptação): Duplica o número de pessoas que podem ser tratadas em prédios médicos.
  • Aprendizes Médicos (Lei de Adaptação): As crianças poderão trabalhar em instalações médicas, aumentando a produtividade do prédio em até 20%.
  • Transplantes de Órgãos (Lei de Adaptação): Seu povo usará cadáveres para ajudar aqueles que estão doentes. Isso significa que as pessoas doentes se recuperarão mais rapidamente e terão um aumento de 20% na eficiência médica básica.

O que fazer durante a tempestade

Quando a última tempestade de Frostpunk chegar, não há muito o que fazer além de sobreviver.

Livre-se de prédios desnecessários

Primeiro, derrube todos os edifícios inúteis para obter materiais de volta e deixar um espaço livre se eles estiverem próximos da área de efeito do gerador. Isso também irá liberar alguns trabalhadores, caso você precise deles em outro lugar. Liberar trabalhadores é o mesmo que não precisar deles no local de trabalho, então eles simplesmente ficarão em casa, onde, com sorte, será mais quente. Sendo assim, eles não correrão o risco de adoecer ou morrer.

  • Prédios como o Local de Trabalho, postos avançados de produção de alimentos, etc, não terão valor durante a tempestade, portanto, substitua-os por uma enfermaria ou postos médicos para cuidar dos doentes.

Este item também inclui edifícios de produção de aço, já que você não precisará tanto desse recurso no final do jogo. Se você não enviar pessoas para trabalhar lá, terá mais chances de garantir a sobrevivência delas.

Mantenha o descontentamento sob controle

O descontentamento aumentará muito durante a última tempestade de Frostpunk, por isso, você deverá mantê-lo em um nível seguro; caso contrário, as pessoas irão se revoltar e matar você, encerrando o jogo. Portanto, faça tudo o que estiver ao seu alcance para diminuir os níveis de descontentamento, como assinar novas leis, usar propaganda, ordenar novas patrulhas, etc.

Fique de olho no gerador

Durante a tempestade, é perfeitamente normal colocar o gerador em sua capacidade máxima de funcionamento. Embora isso mantenha as coisas mais quentes, também acabará aumentando o nível de estresse do edifício. Altos níveis de estresse farão o gerador explodir e encerrar o jogo.

  • Usar a capacidade máxima é uma boa ideia, pois essa configuração não consumirá carvão extra por hora.

Para evitar esse problema da explosão, certifique-se de verificar regularmente o seu gerador para ter certeza de que ele não atingiu o seu nível mais alto de estresse. Isso permite que você desligue a capacidade máxima antes que uma tragédia aconteça. Você pode se livrar caso o gerador atinja o nível mais alto de estresse usando uma criança ou um Núcleo de Vapor para trazê-lo de volta a 75% de estresse. No entanto, isso funcionará apenas uma vez, portanto, use essa oportunidade com sabedoria.

Esqueça das expedições

Explorar neste ponto do jogo é inútil, já que a maioria dos locais estarão congelados e você encontrará somente sobreviventes sem esperança. Você até pode levá-los para a sua cidade, mas isso significa mais pessoas para as quais você terá que fornecer abrigo e comida. Portanto, essa não é uma boa escolha.

Confira também:

Frostpunk é um jogo de sobrevivência disponível para PS4, Xbox One e PC.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade