InícioGamesFromSoftware rejeitou Sony com Dark Souls após frustração com Demon’s Souls

FromSoftware rejeitou Sony com Dark Souls após frustração com Demon’s Souls

A FromSoftware não quis que a Sony publicasse Dark Souls devido à forma como a empresa lidou com Demon’s Souls, segundo Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony Interactive Entertainment.

PUBLICIDADE

Lançado em 2009, Demon’s Souls foi desenvolvido pela FromSoftware em parceria com a Japan Studio, da Sony. Inicialmente, a ideia era que a Sony fosse a distribuidora global do jogo, mas a empresa não viu potencial no título. Por conta das dificuldades no desenvolvimento e do feedback negativo dos primeiros testes, a Sony optou por não lançar o game fora do Japão. Com isso, a publicação no Ocidente ficou a cargo da Atlus (América do Norte) e da Bandai Namco (Europa).

PUBLICIDADE

Durante o podcast Sacred Symbols, Yoshida revelou que a Sony queria trabalhar na sequência de Demon’s Souls, mas a FromSoftware recusou a oferta e escolheu a Bandai Namco como parceira, resultando no nascimento de Dark Souls.

“A FromSoftware já estava desenvolvendo a sequência, mas ficou tão decepcionada com o tratamento da PlayStation que, quando tentamos trabalhar com eles novamente, eles recusaram,” afirmou Yoshida.

FromSoftware rejeitou Sony com Dark Souls após frustração com Demon’s Souls

Anos depois, a relação entre as empresas foi restabelecida, e a Sony colaborou com a FromSoftware no exclusivo de PS4, Bloodborne. Yoshida afirmou que ficou feliz com essa retomada e destacou o jogo como um dos melhores de Hidetaka Miyazaki.

Em uma entrevista à Game Informer em 2012, Yoshida admitiu que a Sony subestimou o potencial de Demon’s Souls. Ele revelou que, ao testar o jogo antes do lançamento, não conseguiu avançar nas primeiras horas e teve uma impressão negativa, levando a empresa a desistir da publicação global.

“Joguei por quase duas horas e ainda estava no começo do jogo. Pensei: ‘Isso é terrível. Esse jogo é incrivelmente ruim.’ Então deixei de lado,” relembrou Yoshida.

No fim, Demon’s Souls se tornou um sucesso no Ocidente, e Yoshida reconheceu que a Sony “deixou a bola cair” ao não enxergar o valor do jogo. Isso abriu caminho para que a FromSoftware se tornasse independente da Sony e estabelecesse a série Dark Souls com a Bandai Namco, marcando o início de um dos maiores fenômenos da indústria de jogos.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.