A Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) 4 estreou no último final de semana (23 e 24). O evento foi transmitido pela primeira vez na TV aberta pela Loading e em pouco tempo, bateu recorde de audiência, pois mais de 751 mil espectadores acompanharam o início da competição oficial do jogo. O número leva em conta dados somados do YouTube, TV Aberta, payTV e BOOYAH!, plataforma streaming da Garena.
Se comparada com as estreias da LBFF 1 e da LBFF 3, ambas ocorridas em 2020, o aumento de espectadores foi de 74,2% e 91%, respectivamente. O incremento de audiência reforça a crescente popularidade do Free Fire nos eSports e também o interesse do público em acompanhar seus times favoritos.
Por que a Liga Brasileira de Free Fire 4 bateu recorde de audiência?
Um dos motivos para essa quebra do recorde de audiência é a transmissão da Liga Brasileira de Free Fire 4 na TV aberta, fruto da parceria com a Loading, que atingiu mais de 1 milhão de espectadores durante o primeiro fim de semana do campeonato.
A LBFF nasceu em 2020, ano em que registrou média de mais de 349 mil espectadores simultâneos por dia de competição, representando na época um aumento de 200% se comparada à Free Fire Pro League (FFPL), de 2019. Foram mais de 60 milhões de visualizações, somando dados do YouTube, payTV e BOOYAH!.
Para este ano de 2021, a LBFF trouxe novidades ao público, como a volta da competição aos estúdios da Garena, transmissão em inglês para outros mercados, premiação total de R$ 2,4 milhões, a chegada da comentarista Maah Lopez e, pela primeira vez, transmissão pela TV aberta por meio da Loading, canal voltado para cultura e entretenimento.
Free Fire é o jogo Battle Royale mais jogado no Brasil atualmente e já está disponível para Android e iOS.
Na lista anual da Google Play dos “Melhores Aplicativos do Ano”, Free Fire ganhou na categoria de “Melhor Jogo em Voto Popular” de 2018, sendo o mais votado publicamente no Brasil e na Tailândia.
O sucesso do jogo é tão grande por aqui que há uma verdadeira safra de jogadores profissionais crescendo e no ano passado, o Brasil venceu o Mundial de Free Fire com o time do Corinthians. Além disso, em janeiro de 2020 a equipe brasileira LOUD se consagrou campeã da Copa América de Free Fire 2020.