O desempenho abaixo do esperado de Concord, desenvolvido pela Firewalk Studios, levou a PlayStation a adotar uma abordagem mais cautelosa com jogos como serviço.
O fracasso de Concord e o cancelamento dos jogos
Segundo informações do insider Jeff Grubb, a Sony decidiu cancelar projetos do gênero desenvolvidos por estúdios como Bend Studio e Bluepoint Games, marcando uma mudança estratégica significativa.
Em seu podcast Game Mess Decides, Grubb afirmou que o desempenho de Concord “chocou” a Sony e levou a uma reavaliação dos projetos internos.
Com uma resistência crescente dentro da companhia, os jogos como serviço enfrentam mais dificuldades para obter aprovação. Essa decisão reflete uma nova abordagem da PlayStation, que agora exige critérios mais rigorosos antes de seguir adiante com projetos de seus estúdios.
Como vocês devem lembrar, Concord fracassou de uma maneira impressionante quando foi lançado, não chegando a arrecadar nem 1000 pessoas online no Steam e, segundo relatos, vendendo menos de 10 mil cópias. O jogo ficou online por menos de um mês após a Sony resolver tirá-lo do ar e cancelar o projeto definitivamente.
Será que essa Sony mais cautelosa nos GaaS significa o retorno ao que ela sabe fazer de melhor que são os single player?