Lance McDonald, conhecido por criar inúmeros mods para jogos do PlayStation, afirmou em seu Twitter que o PS5 possui um jailbreak funcional, significando que agora o console pode ser utilizado para a reprodução de aplicativos e jogos que não possuem uma autorização oficial da Sony.
Para mostrar o desbloqueio funcionando, o modder publicou um vídeo no qual o console é utilizado para baixar o game P.T, que foi originalmente lançado para o PS4. Essa demo que foi baixada no PS5 não pode mais ser baixada pela PSN e também teve sua reprodução totalmente bloqueada.
PS5 agora tem jailbreak, segundo hacker
Segundo o Lance, o jailbreak funciona no firmware 4.03 do PlayStation5 e pode ser ativado através de um bug no guia de usuário online.
Assim que a solução é ativada, ela permite acessar as configurações de debug do console, permitindo a realização de diversas operações que normalmente se encontram bloqueadas.
Apesar desse desbloqueio ser uma novidade extremamente positiva para a comunidade de modders e criadores de aplicativos, ela ainda se mostra bastante limitada.
Além de depender de um firmware antigo para funcionar, a solução ainda é “bastante instável”, segundo McDonald, e não garante acesso à execução de parâmetros. Em outras palavras, enquanto é possível realizar o download de PT para um PlayStation 5 desbloqueado, ainda não é possível executar o jogo.
Apesar das limitações, a descoberta abre precedentes para novas explorações do sistema do console e seu total desbloqueio em um momento futuro.
Confira também:
- PlayStation anuncia nova atualização de Gran Turismo 7
- Atualização de Gran Turismo 7 traz três novos carros icônicos
- Atualização de Gran Turismo 7 traz carros e pistas novas ao game