Final Fantasy XVI estreou discretamente no Xbox Series X|S, mas os números iniciais indicam uma performance decepcionante. Segundo estimativas do Alinea Analytics, o jogo vendeu apenas 22 mil cópias na plataforma da Microsoft na primeira semana, ficando abaixo da posição 400 na lista dos jogos mais jogados do Xbox.
O lançamento foi feito durante a Xbox Showcase da semana passada, sem aviso prévio, o que gerou certo burburinho entre os fãs. No entanto, mesmo após uma forte campanha de marketing e uma versão elogiada para PC, o RPG da Square Enix não conseguiu atrair o público da plataforma verde.
O fraco desempenho de Final Fantasy XVI no Xbox

O desempenho fraco de Final Fantasy XVI no Xbox levanta debates sobre a estratégia de exclusividade da Sony, que pode ter afetado negativamente a percepção da franquia entre os jogadores fora do ecossistema PlayStation. Ainda que o título tenha vendido cerca de 3 milhões de cópias no PS5 em sua primeira semana, esse número já era considerado abaixo do esperado pela própria Square Enix.
It has sold approximately 22,000 copies on Xbox as of yesterday.
— Lakrix (@Lakrixx) June 16, 2025
A queda de relevância da série também ficou evidente com os números mornos de Final Fantasy VII Rebirth. Diante disso, a empresa anunciou que irá adotar uma estratégia multiformato agressiva — apesar de contradições pontuais, como o lançamento de Bravely Default como exclusivo do Nintendo Switch 2.
Mesmo com fãs dedicados, Final Fantasy não possui mais o peso comercial de décadas passadas. A versão para PC teve um pico modesto de 27 mil jogadores simultâneos na Steam, reforçando que o apelo atual da franquia é limitado a um nicho. Para recuperar o protagonismo, Final Fantasy precisará ter seu décimo sétimo capítulo sendo lançado simultaneamente em mais de uma plataforma, de preferência incluindo o Switch 2 como consolede lançamento, junto com o PC e PS5, pois é onde as vendas se concentrarão.