Edit: alguns equívocos foram colocados na postagem inicialmente. Na verdade, Danilo Gentili não encabeça a campanha de marketing de Overwatch e sim foi um dos convidados da festa de lançamento do jogo. Estes dois detalhes foram alterados na postagem abaixo para não confundir o leitor. Como o posicionamento dado pela Blizzard não havia sido feito de forma oficial, ele foi removido, mas de resto, a postagem segue inalterada abaixo.
Como todo mundo deve saber, Overwatch será lançado amanhã para PC, PS4 e Xbox One. O que muita gente não sabia, e acabou sendo pego de surpresa (nós também) é que ninguém menos do que o apresentador de TV Danilo Gentili esteve presente na festa de lançamento do jogo, inclusive comparecendo ao palco. E obviamente teve gente que não gostou dessa escolha.
O primeiro texto a reclamar da presença de Gentili na campanha de lançamento do jogo foi postado no blog Pink Vader. Nele, a autora, Laura Buu, questiona a posição da Blizzard em escolher o apresentador de televisão devido às suas constantes declarações polêmicas na televisão, inclusive na polêmica mais recente em que ele se envolveu, ao chamar a senadora do Piaui, Regina Sousa, de “Tia do Café”, caracterizando-o como misógino e racista, e dizendo que a escolha dele para a campanha de promoção do jogo não combinava com o fato do jogo ter a intenção de ser “para toda a família”.
https://twitter.com/laurabuu/status/734776924757721088
https://twitter.com/laurabuu/status/734777384654753792
“Hey, @Blizzard_Ent, vocês sabiam que o time brasileiro de vocês contratou o maior racista e homofóbico que eles conseguiram encontrar para promover Overwatch por aqui? Isso é uma escolha estranha para um jogo que promove exatamente o contrário disso. Vocês PRECISAM de um marketing mais coerente no Brasil.” dizem os Tweets.
Após o texto, e esses comentários, a autora começou a ser bombardeada de mensagens contra e a favor o posicionamento dela. Fora outros tantos que podem ser conferidos na Busca do Twitter.
O que vocês acham dessa escolha? Dentre os comentários direcionados a ela no Twitter, um chamou a atenção, dizendo que Gentili era sócio de uma marca de games que vendia merchandising de Overwatch aqui no Brasil, logo, não havia sido tanto uma escolha do time de Marketing de Overwatch por aqui, e sim meio que uma presença já garantida, afinal, o cara é um dos sócios locais do lançamento.
O que eu acho que aconteceu: a presença de Gentili faz tanto sentido quanto as dublagens do Roger e da Piti, ou seja, zero. É mais para atrair possíveis fãs externos (ou seja, que pouco ouviram sobre o jogo) do que fãs de Overwatch em si, já que esses já existem aos montes e Overwatch já ganha publicidade o suficiente por si só. Foi um erro escolhe-lo por causa das opiniões dele? Talvez sim, talvez não, mas mesmo quem está reclamando disso não vai deixar de jogar Overwatch por causa dessa escolha (como se evidencia até no Twitter da autora do texto), então esse é só mais um daqueles casos onde acontece uma revolução toda e uma briga gigantesca durante 1 ou 2 dias e depois todo mundo esquece e parte para a próxima cruzada.
Enfim, Overwatch chega amanhã ao PC, PS4 e ao Xbox One. Os servidores do jogo serão ligados hoje, às 20h.
Comments are closed.