Diante de todo o sucesso de Far Cry 3, muitos esperavam que Far Cry 4 fosse uma continuação direta do jogo, inclusive se passando na mesma localidade. O sentimento era geral, com algumas montagens com Vaas, o carismático (e maluco) vilão do jogo, sendo ligado a Far Cry 4. A Ubisoft também levou isso em consideração, mas a ideia durou cerca de quatro dias.
Após alguns dias digerindo a ideia, todo a equipe chegou a conclusão de que não queria um “Far Cry 3.5”, e assim começaram a pensar em uma nova ideia para a continuação da franquia.
Em um dos brainstorms sobre Far Cry 4, uma das possibilidades que mais empolgou foi a de poder montar em um elefante, algo que o produtor, Dan Hay, admitiu ser um desejo antigo dele. Fica a dúvida no ar se esse desejo era literal ou apenas de implementar isso no jogo. Talvez ambos.
Hay também falou dos possíveis exageros do novo jogo. Em certos pontos, alguém tinha uma ideia que o fazia pensar “Calma aí, isso não é um pouco demais?”, e a resposta foi sempre “Não, nós queremos isso”. Aí que surgiu a ideia da habilidade de voar, e a melhoria na IA dos oponentes, entre outras coisas.
Se vai ser um bom jogo? Realmente não sei dizer, mas mal posso esperar para descobrir. Far Cry 4 será lançado em Novembro para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.