Falha no Steam permitia publicação de jogos sem aprovação da Valve

Um desenvolvedor descobriu uma vulnerabilidade no sistema de publicação de jogos no Steam, a maior plataforma de games digitais do mundo, que permitia lançar um jogo sem qualquer conhecimento da Valve.

PUBLICIDADE

Em um post no Medium, o desenvolvedor contou quais foram os passos para publicar o “game” “Watch Paint Dry: The Game” – que consistia em apenas assistir a uma tinta secar em uma parede.

1 rWHLPB3CKJTuusYcvXYNUw

PUBLICIDADE

Os passos eram mais simples do que você imagina: bastava ter uma conta na Steamworks (a ferramenta interna da Valve para publicação de jogos, cartas, achievements, etc) para simular uma requisição ao servidor do Steam com os parâmetros corretos e pronto: seu jogo aparecia na lista dos lançamentos na primeira página da loja. Tudo feito automaticamente, sem qualquer conhecimento ou aprovação da Valve. E os “atalhos” também eram quase os mesmos para publicar cartas, que normalmente também exigem uma aprovação prévia da equipe de Gabe Newell.

O post, em inglês, detalha melhor (e mais tecnicamente) todas as etapas descobertas da vulnerabilidade, mas o autor informou que a Valve já corrigiu estas falhas – mas só muito tempo depois do próprio desenvolvedor ter alertado a empresa sobre o problema.

“Watch Paint Dry: The Game” seria lançado no dia 1º de Abril, mas, infelizmente, já foi descoberto e removido da loja.

 

PUBLICIDADE
Diego Melo
Diego Melohttp://criticalhits.com.br
Diego Melo é graduado em jornalismo pela Unesp de Bauru. Gosta de joguinhos eletrônicos desde que se entende por gente. Prefere o PC, mas não deixa de jogar em seu New 3DS, PS3, e Xbox One de vez em quando.