Sem dúvidas um dos grandes anúncios da E3 2018 aconteceu na conferência da Bethesda, quando o estúdio revelou a sua mais nova IP, chamada Starfield, e confirmou a produção de The Elder Scrolls 6 .
No entanto, especialmente Elder Scrolls 6, provavelmente não chegará tão cedo ao público, pelo menos foi isso que afirmou o chefe de marketing da Bethesda, Pete Hines, e o diretor da ZeniMax Online Studios, Matt Firor, em entrevista ao GameSpot durante a PAX Austrália.
Os executivos primeiro falaram sobre a ordem em que os títulos foram revelados na apresentação, confirmando que Elder Scrolls 6 chegará depois de Starfield.
“A coisa mais fácil é observar como foi anunciado: foi Starfield e depois [Elder Scrolls 6]. Você pode voltar e contar os anos entre os lançamentos da Bethesda Game Studios, e você terá uma ideia de The Elder Scrolls 6 não chegará tão cedo.
Quando perguntado sobre se TES6 terá influência em The Elder Scrolls Online, o MMO da The ZeniMax, Firor respondeu:
“Eu não sei como estará o mundo quando o game sair, haverá uma geração de consoles diferente até lá, tenho certeza.”
Já Hines foi um pouco mais conciso nos detalhes, descrevendo Elder Scrolls 6 como grandioso e ambicioso, além de afirmar que a Bethesda anunciou ambos os games tão cedo para administrar as expectativas dos fãs.
“The Elder Scrolls VI é grandioso e ambicioso, mas também… a coisa mais importante a ressaltar é que a linha do tempo entre os produtos da Bethesda Game Studios não é diferente do que tem sido historicamente só porque falamos sobre dois jogos após Fallout 76.”
“Eu me esforço muito para gerencia as expectativas das pessoas. Não é como se fosse ‘Fallout 76 este ano, StarField no próximo e depois TES6 no ano seguinte.’ A linha do tempo não é diferente é apenas tentar ser transparente e dizer: ‘Não surtem, a próxima coisa que faremos é o single-player [em Starfield], e estamos fazendo o TES6’.
Não há dúvida que Starfield e The Elder Scrolls 6 realmente chegarão somente na próxima geração de consoles, o que resta saber agora é se ele abrirão a geração ou chegarão somente no final.
Todd Howard já havia afirmado que o desenvolvimento de Starfield começou ainda em 2015, então uma provável data para o seu lançamento seria em meados de 2020 ou 2021. Já para TES6 é quase impossível chutar uma data, mas é razoável pensar que ele não chega antes de 2022.