No LinkedIn, Matt Turnbull, produtor executivo da Xbox Game Studios Publishing, publicou uma mensagem aconselhando as pessoas afetadas pelas demissões a recorrerem a ferramentas de inteligência artificial para lidar com o momento. A publicação, no entanto, não foi bem recebida, principalmente por ex-funcionários da empresa, e acabou sendo apagada após diversas críticas.
Postagem de Turnbull repercute entre fãs e demitidos
Na mensagem, Turnbull sugeria o uso de soluções como ChatGPT e Copilot para ajudar a reduzir o peso emocional e cognitivo associado à perda do emprego. Ele também chegou a compartilhar modelos prontos para ajudar na organização da carreira, na criação de currículos e no gerenciamento das emoções. Segundo ele, a inteligência artificial poderia ser uma aliada para recuperar a clareza e enfrentar a situação com mais calma.
Ainda assim, muitos encararam a publicação como insensível, já que a Microsoft vive um de seus melhores momentos na divisão Xbox, de acordo com declarações recentes de Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming. Um dos demitidos, Eric Smith, ex-produtor da ZeniMax Online, criticou a postura de Turnbull com um comentário irônico: “Pelo amor de Deus, entenda o momento, cara”. Nas redes sociais, houve até quem questionasse se o executivo era uma pessoa real.
Outro ponto que aumentou a revolta dos fãs e dos demitidos foi o contraste com os números bilionários que a Microsoft anunciou para investimentos em inteligência artificial. Somente para o ano fiscal de 2025, a empresa pretende destinar mais de 80 bilhões de dólares em infraestrutura voltada para IA, um aumento de 25 bilhões em relação ao ano anterior. Para muitos, a fala de Turnbull apenas reforçou a impressão de que os cortes de pessoal estão diretamente ligados à realocação de recursos para a inteligência artificial, tornando sua mensagem ainda mais controversa.
Enquanto isso, a empresa mantém o discurso oficial de que a divisão de games vive um ótimo momento, o que também foi interpretado como um descompasso entre as ações internas e a comunicação externa.