PUBLICIDADE
InícioGamesExecutivo da Nvidia diz que consoles nunca mais vão ser mais poderosos...

Executivo da Nvidia diz que consoles nunca mais vão ser mais poderosos que PCs

Tony Tamasi da Nvidia deu uma série de declarações um tanto polêmicas sobre a comparação entre PCs e consoles em entrevista ao site PC Power Play. Segundo ele, os consoles nunca mais atingirão uma performance gráfica superior à dos melhores computadores de mesa atuais por uma série de motivos, o principal sendo a economia de escala.

PUBLICIDADE

GeForce_9400M_chipshot_large

“Certamente, com o primeiro PlayStation e o PS2, numa era em que não havia bons gráficos no PC isso era verdade. Lá pelo tempo do PS2, o 3D recém começou a dar os primeiros passos firmes no PC, mas antes disso, o 3D era domínio da Silicon Graphics e outras Workstations 3D. Por isso, a Sony, a SEGA e a Nintendo podiam investir para trazer o 3D para uma plataforma de massa. De fato, o PS2 era mais poderoso que um PC.

PUBLICIDADE

Na época do lançamento do Xbox 360 e do PlayStation 4, os consoles estavam pau a pau com os PCs. Se você olhasse dentro deles, o hardware dessas máquinas era desenvolvido pela Nvidia ou pela AMD, porque toda a inovação gráfica estava sendo feita por companhias que desenvolvem soluções gráficas para PC. A Nvidia gasta 1.5 bilhão ao ano apenas em pesquisa e desenvolvimento, algo que nem a Sony, nem a Microsoft tem como fazer, pois durante a vida inteira de um console, isso seria mais de 10 bilhões apenas nesse tipo de pesquisa.

Já nós podemos fazer isso exatamente por causa da economia de escala. Como nós vendemos milhões de chips gráficos por ano, há a possibilidade desse desenvolvimento. No passado, as companhias de gráficos para PC não exploraram esse tipo de escala. A indústria como um todo não estava desenvolvendo gráficos para PC com tecnologia topo de linha.

Hoje em dia, nós estamos fazendo placas de vídeo com o limite do que é possível das técnicas de fabricação. Ninguém consegue fazer algo maior ou mais poderoso do que está num PC no momento. Isso não é possível, mas esse não era o caso na geração passada de consoles. Levando aos limites teóricos, um videogame hoje em dia conseguiria no máximo ter os gráficos do melhor PC da atualidade, mas em um ano ele estaria defasado.”

Tamasi ainda disse que a Nvidia não foi esnobada pela Sony ou pela Microsoft, mas que preferiu não se envolver no desenvolvimento do PS4 e do Xnox One porque a companhia achou que não valia a pena. Segundo ele, o futuro está mesmo nos smartphones e que em breve eles vão ultrapassar os consoles de qualquer forma.

Essa opinião não é compartilhada por Matt Skynner, da AMD. Para ele, a AMD pode inclusive ganhar vantagens no mercado de PC ao fornecer chips para os dois consoles da próxima geração.

O que vocês acham dessas declarações? Eu acho que é forçar a barra um pouco dizer que logo logo os smartphones vão superar os consoles que nem foram lançados ainda, até porque a proposta deles é bem diferente. Poucos jogos de smartphones realmente tem qualidade “de console”, a maioria é lixo ou simples demais mesmo.

PUBLICIDADE

Quanto à comparação consoles x pc, eu acho que não é válido comparar o melhor PC com o videogame que está para sair e sim a configuração média do mercado. Ok, daqui uns 7 anos a configuração média vai realmente ser melhor do que a dos consoles que nem saíram hoje, mas eles também têm outras vantagens, como o fato de que você sabe que o jogo sempre vai rodar e que o investimento feito é apenas inicial.

Essa história de “no PC eu posso fazer upgrades” pra mim é uma grande mentira, pois quem mesmo faz upgrades a cada 2 ou 3 anos? E outra, volta e meia quando você quer fazer um upgrade, de duas uma, ou alguma parte do seu computador vai ficar muito mais avançada do que o resto, fazendo que você nem consiga aproveitar as novas possibilidades ao máximo, ou você nem vai encontrar mais processador vendendo para aquele soquete de 4 anos atrás, mas caso encontre, vai descobrir (de uma maneira dolorosa) que um processador mais lento do que um atual custa mais caro.

PUBLICIDADE

29 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.