Com o lançamento de Grand Theft Auto 6 marcado para maio de 2026, os fãs da série já estão especulando o que virá a seguir. E não são só os jogadores que estão de olho no futuro da franquia. O ex-desenvolvedor da Rockstar Games, Obbe Vermeij, que trabalhou em títulos da série entre 1995 e 2009, acredita que GTA 7 poderá ser consideravelmente mais barato de produzir graças ao uso cada vez mais frequente da inteligência artificial (IA) no desenvolvimento de jogos.
GTA 6 caminha para um lançamento histórico
Depois de quase 12 anos desde a chegada de GTA 5, a espera por um novo título da série está quase no fim. Inicialmente programado para o final de 2025, GTA 6 foi adiado para 26 de maio de 2026 para que a Rockstar pudesse polir ainda mais o jogo e entregar a qualidade que os fãs esperam. Rumores sobre um orçamento de 2 bilhões de dólares circularam, mas a Take-Two Interactive, empresa-mãe da Rockstar, afirmou que o valor está mais próximo de 1 bilhão de dólares. Ainda assim, esse número impressionante reforça como a produção de jogos dessa magnitude é cada vez mais cara e complexa.
GTA 7 pode aproveitar a inteligência artificial
Em entrevista ao podcast Kiwi Talkz, Vermeij comentou que certas etapas do desenvolvimento de jogos, como a criação de mapas e cenas de corte, poderão ser automatizadas por IA nos próximos anos, barateando a produção. Ele afirmou: “Minha previsão é que GTA 7 será mais barato de fazer do que GTA 6”.
Segundo ele, “a maior parte do trabalho provavelmente será substituída” por IA, com as cenas sendo renderizadas automaticamente a partir de descrições dos desenvolvedores. No entanto, Vermeij destacou que os artistas e roteiristas continuarão fundamentais para garantir o lado criativo da experiência, além de corrigir bugs e glitches que as máquinas não conseguem prever.
O debate sobre o uso da IA nos jogos
Apesar das previsões de Vermeij, a adoção da IA em larga escala ainda gera polêmica entre os jogadores. Embora a IA já seja usada no desenvolvimento de jogos há anos, o crescimento das tecnologias generativas tem levantado críticas por parte do público. Um exemplo recente foi o estúdio 11 Bit, que precisou se desculpar após os fãs descobrirem que textos gerados por IA apareceram em versões do jogo The Alters sem aviso prévio.
Por isso, mesmo que a tecnologia prometa reduzir custos e acelerar processos, ainda existe resistência de parte da comunidade, que teme perder a identidade e a criatividade humana nos jogos.
Por enquanto, foco em GTA 6
Vale lembrar que as declarações de Vermeij são apenas especulações, já que ele deixou a Rockstar há mais de uma década, após o lançamento de GTA 4. Também não está claro se a empresa continuará priorizando a série Grand Theft Auto após o próximo título, já que muitos fãs pedem continuações para outras franquias como Bully e Red Dead Redemption. Por ora, a atenção está voltada para GTA 6, que chega ao PlayStation 5 e Xbox Series X/S em maio de 2026.